…gémeos

17 Maio , 2012

…O que fazer quando se tem dois filhos gémeos? Devemos ou não incentivá-los a estarem algumas vezes separados? Devem andar na mesma sala, no colégio? Aposto que muitas mães já passaram por estas dúvidas ou ainda vão passar.

Porque tenho grandes amigos com filhos gémeos hoje apeteceu-me falar sobre eles.
Sem qualquer referencia, apenas seguindo o meu instinto e, volto a repetir, sem qualquer experiência, pois não tenho filhos gémeos, apenas “sobrinhas” e “sobrinhos”, acho que desde cedo os tentaria individualizar, separando em algumas ocasiões, porque acho importante terem de se orientar e desenrascar sozinhos, noutras porque não mantê-los juntos, se sabe tão bem ter a companhia da pessoa com que mais nos identificamos, ter a cumplicidade ás vezes de um simples olhar…enfim decisões dificies para mães que devem sofrer com esta tomada de decisão. Que eu saiba ainda nada está 100% provado do que é melhor fazer, logo ainda mais dificuldade devem ter nestas ocasiões em que decisões tão importantes têm de ser tomadas.

Por exemplo, acho que se pudesse, desde cedo cada um teria a sua cama e não os punha a dormir juntos (apenas o faria logo que nascem  e talvez no 1º mês).

L e M com umas horas…so sweets

De vez em quando deixaria um a dormir em casa da avó, ou da tia, da pessoa em quem confiasse para o fazer. Acho importante sentirem a falta, mas perceberem que é uma falta temporária, que em pouco tempo voltarão a estar juntos e que mesmo que se repita vai haver sempre um happy end, e os dois voltarão sempre a juntar-se.  E faria desde cedo, para que se habituassem e cada vez lhes custasse menos essas separações (mais velhos deve custar mais).

Na sala de aula, não sei se o faria, aí acho que a ajuda das professoras e auxiliares poderá ser fundamental para que mesmo juntos, se habituem a estar com outros amigos. Incentivar a que isso aconteça só o conseguiremos se estiverem no mesmo sitio, ou seja acho que a separar, neste caso, fá-lo-ia mais velhos.

Vestir de igual também, porque adoro ver irmãos vestidos de igual, mais ainda gémeos vestidos de igual, adoro, adoro, adoro! Mas claro, que o faria, em ocasiões especiais. No dia a dia, mudava a cor ou até mesmo o estilo. Para que não achassem que se estão sempre a ver ao espelho, porque um não tem obrigatoriamente de ser o reflexo do outro, até porque um e outro são e têm personalidades e gostos diferentes.

iguais, mas diferentes…diferentes, mas iguais!

Cuidado se uma for mais esperta que outra, for melhor aluna, atenta e interessada, não esteja sempre a fazer comparações, elogios em deterioração da outra. Já pensou que  pode muito bem ser uma artista, mais aluada mas que será a próxima estrela de cinema? Cuidado muitas frustrações começam em criança.

A minha convivência com a L. e M. fez com que tivesse algumas destas ideias, mas também me lembro muitas vezes de outras duas gémeas (a primeira vez que fiz de babysitting com 15 anos foi de duas gémeas que adorava a I. e M.), infelizmente uma delas está neste momento a brilhar no céu, uma estrelinha,que de certeza continua a olhar e a guardar a sua querida irmã.
Adoravam-se, eram muito amigas, mas muito, muito diferentes. Foi um choque mas foi ainda maior a dor da separação definitiva. Não que ache que deve treinar para que isso aconteça, nem pensar (porque nem penso que isso possa acontecer), e mesmo que se treine nunca , mas nunca se consegue suportar e aguentar bem. Foi apenas um exemplo doloroso mas que me fez m uitas vezes pensar que se um dia tiver gemeos vou querer que saibam viver um com o outro, mas também que o saibam fazer em alguns momentos, sem.

Se ter um filho é bom, dois ou mais deve ser ainda melhor, uma sensação única, e inexplicável, cansativa, trabalhosa, mas muito gratificante de certeza e que só pais de gémeos podem saber o que é.

Parabéns a todas as mães e pais de dois, três, ou mais (devem ser poucas)…que nasceram ao mesmo tempo e que vos dão alegrias a dobrar, triplicar, ou….Têm todos a minha admiração, porque acredito não dever ser nada fácil por vezes certas decisões que têm de tomar….

adoro estas duas…

…e adoro estes dois

ps –  …as toilettes foram feitas em relação ás minhas convinções, meninas de igual

…meninos de igual…

…meninas diferentes e com muita pinta,

…e rapazes diferentes e amorosos,

…o maximo um rapaz e uma rapariga

Adorava saber as vossas opiniões por isso comentem, este tema para mim também é novidade e acho que todas podemos aprender com as experiencias umas das outras.

Amanhã um must have giro, diferente e muito útil.

Vejam Cacomae no facebook aqui!