A Vacina

10 Fevereiro , 2020

A Vacina contra o cancro do cólo do útero foi a vacina que a Carlota tomou a semana passada e me deixou chocada, quando a enfermeira que lha deu me disse que ainda havia muitos pais a não dar às filhas.

Esta vacina faz parte do plano Nacional de saúde. Está provado que pode salvar vidas e pode evitar um dos cancros que mais mata mulheres em todo o mundo. Como é que um pai consegue viver bem com o facto de saber isto e não vacinar a sua filha??!!! É dada aos 10 anos por ser a altura ideal antes de começarem a ter relações sexuais. Arriscar para quê? Estão a pôr em risco a vida de quem mais amam e de outros que não têm culpa nenhuma.

Esta doença é tão grave que, a partir de Outubro, os rapazes irão poder levar esta vacina também , sem terem de pagar. Vai fazer parte do Plano para os rapazes nascidos a partir de 2009. É uma novidade que deixará muitas mães de rapazes mais descansadas, uma vez que esta doença é sexualmente transmissível. Fora do palno custa 350€, um valor alto para muitas pessoas.

Quando fiz este post no Instagram percebi o importante que é falar de certos assuntos que deviam ser do conhecimento de todos, mas ainda não o são.

Esta vacina deve ser tomada aos 10 anos e faz-se em duas vezes. É importante não esquecer que a segunda toma da vacina passados 6 meses deve ser respeitada para não perder o efeito.

 

ps – quem tem filhas mais velhas que ainda não levaram a vacina, podem fazê-lo ainda, a única diferença é que em vez de levarem duas doses têm de levar 3, mas levem-nas, por favor! Não corram riscos desnecessários.

 

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos