Rotinas

11 Fevereiro , 2020

As rotinas são das coisas mais importantes que não abdico cá em casa, a partir do momento em que fui mãe. Desde que nasceram que sou rígida na hora de irem dormir. É das coisas que acho mais importantes e mesmo fundamentais para o bem estar de todos cá em casa. Elas porque são crianças e precisam das cerca de 10/12 horas de sono e nós, porque assim conseguimos momentos de silêncio e alguma tranquilidade depois de um dia de trabalho.

Hoje em dia tenho a vida facilitada porque sou eu que faço os meus horários, mas mesmo quando trabalhava fora, a hora delas irem para a cama era cumprida. Excepto férias, fins de semana ou datas especiais, não falham e às 20h estão na cama. Acho importante referir que não estamos sempre os 5 em casa na hora de jantar, mas nunca sentimos qualquer culpa por isso. Estamos muitos outros momentos e em muitas ocasiões. Somos pais presentes, por isso zero culpas por isso. Para mim é mais importante que vão cedo para a cama, do que estarmos todos os dias juntos à mesa na hora de jantar. Hoje em dia os pais culpam-se muito por tudo e por nada ;)

Fazemos horários de nórdicos em vez de horários mais latinos, mas corre bem assim e não penso mudar tão cedo.

O jantar, regra geral, não é nada muito elaborado que não se consiga fazer em 15/20 minutos. Arroz e massa há quase sempre feito a mais, sopa e legumes também. Quando é alguma coisa de forno, começo a fazer com algum tempo de antecedência. Se trabalhasse fora de casa e chegasse mais tarde, pensava na véspera, ou pelo caminho o que iria fazer, assim quando chegasse a casa ia directa para o forno ou fogão, enquanto as miúdas tomassem banho. Ser prática também ajuda na hora de gerir as “tropas”.

A parte dos trabalhos de casa também é mais fácil para mim. Como vou buscá-las cedo, ficam com bastante tempo livre para os fazer e ainda para brincarem. No caso da maioria das pessoas, ou as crianças conseguem ir fazendo nos tempos livres, ou percebo que seja mais complicado, se bem que também acho que hoje em dia há miúdos que têm tantas actividades que, sinceramente, não ajuda na parte de despachar os trabalhos.

As manhãs são um pouco tipo robot. Acordo todas às 7h, levantam-se e preparam o pequeno almoço, que durante a semana são cereais com leite. Enquanto fazem isso eu termino as marmitas, que ficam adiantadas de véspera e faço os lanches que levam para a escola.

Levantam a mesa, colocam elas a loiça na máquina (nisto o pai é o grande responsável porque foi ele que incutiu muito bem esta tarefa) e vão vestir a roupa que ficou escolhida no dia anterio. Por fim, lavam a cara, dentes, penteiam-se, põem perfume e saímos. Tudo isto numa hora ;)

Basicamente há que ser organizado qb., ter as coisas meio mecanizadas e as rotinas bem definidas, sem fugir muitas vezes delas. Comigo as rotinas funcionam bem, sempre funcionaram! Se é melhor assim? Não sei, cada casa é uma casa e cada família é que deve perceber o que resulta melhor consigo e com os seus filhos.

Este foi um post pedido por algumas pessoas depois de ontem ter mostrado, as 3 na cama a dormir , às 20h20m ;)

pijamas: Zippy (antigos)

 

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos