Férias de Verão: S. Miguel, Açores

10 Setembro , 2021

Há muito tempo que queria conhecer a ilha de S. Miguel. Fui cheia de espectativas pelo tanto que já tinha ouvido falar, mas vim ainda mais maravilhada e apaixonada, do que alguma vez pensei ficar.

Que paraíso!!! Que ilha mais bonita e que férias de sonho!

Memórias que nenhum de nós irá esquecer  e se por acaso a memória pregar alguma partida, haverá sempre este post com o registo de todos os momentos que lá vivemos. Preparem-se, é um post carregado de imagens (muito escolhidas, mas impossível não vos querer deixar aqui o máximo do que vimos e fizémos de forma a que possam também vocês ficar cheios de vontade de conhecer mais uma ilha linda, deste nosso país). É esta a razão do tempo que gasto em cada viajem que faço. Mostrar e dar a conhecer os lugares mágicos por onde temos passado.

Algumas vezes pedem para não fazer posts com dias separados e fazer um post geral, desta vez fiz a vontade dos que pediram desta forma, mas preparem-se para tirar algum (muito) tempo para lerem e verem tudo com atenção.

Íamos preparados para um clima tropical. Muito calor sim (muito mesmo) e engane-se quem acha que por chover muito nos Açores, o clima não é espectacular. Água do mar quente, temperaturas de noite e dia super agradáveis e mesmo quando chove os programas não ficam estragados porque é raro estar a chover em toda a ilha e é raro chover mais do que alguns minutos. Nós apanhámos uma tempestade tropical de passagem e por isso um  dos dias com mais chuva do que o normal para esta altura do ano, mas como em S. Miguel programas diversificados não faltam, aproveitámos para fazer o Parque Terra Nostra, com a “piscina amarela”, como elas chamaram. Que programão e que bom termos seguido  as dicas que alguns locais ou amigos que já lá tinham estado nos sugeriram. Este é aquele programa que à chuva é ainda mais divertido. A piscina natural do parque é de agua quente, logo nem imagino tomar banho ali com um belo dia de sol ;)

Apanhámos o primeiro voo da manhã (madrugada) para aproveitar logo esse dia. Quem tenha filhos pequeninos acredito que seja mais complicado pelo cansaço que provoca, mas as minhas miúdas são rijas e já é um hábito em cada viagem apanharmos o primeiro avião do dia ;) Que bom que foi voltar a tomar uma refeição a bordo (Sata), coisa que já não tínhamos faz muito tempo (quem diria que iria ter saudades das comidas do avião ahahah).

Apaixonei-me pala casa onde ficámos, durante o confinamento quando andava pelo Instagram. A página apareceu-me por acaso e que bom acaso que foi! A Guava, deve ser das casas mais bonitas da ilha (acredito que existam mais, mas esta pelo que podem ver nas fotos e nos stories que fui mostrando é linda, linda linda e contribuiu 100% para o quanto esta semana vai ficar nos nossos corações).

Para além de uma decoração espectacular, que apetecia ter igual em nossa casa, todos os pormenores, todo o conforto e tudo o que esta casa proporciona, nota máxima.

Uma vista de sonho, um jardim enorme, piscina e todas as condições para nos sentirmos super bem. Para além disso tivemos a sorte de poder jantar vários pratos típicos dos Açores, praticamente todos os dias em casa. Foram feitos com todo o carinho, o que os tornou ainda mais deliciosos. A Guava sabe receber de uma forma excepcional.

Para os muitos que perguntaram, quando fazem a reserva da casa podem acordar alguns dos pratos que tivémos também. É tudo uma questão de disponibilidade e possibilidade na altura em que forem. Perguntem, porque vale a pena a experiência do cozido feito por vocês e colocado nas furnas (as miúdas ainda hoje falam disso), e como a casa oferece todas as condições para finais de tarde espectaculares, mil vezes isso a filas em restaurantes.

Outro conselho para quem pensa viajar até S. Miguel. Quando fizerem a vossa reserva, vejam logo as disponibilidades de carro. Este ano, foi um ano atípico pela Covid. Muitas frotas de carros foram entregues por causa da instabilidade que todos sabemos em relação ao abre e fecha tudo, do Inverno passado. Quando as viagens recomeçaram, as empresas não foram a tempo de pedir novos carros que conseguissem chegar antes do Verão. Foi esta a razão da escassez de carros e dos valores elevados que se praticaram em Agosto. Agora, tudo normalizado ;)

Os finais de tarde acabavam sempre com mergulhos na piscina e um copo no alpendre. Tudo isto a contemplar o pôr do sol por trás do Ilhéu. Nos dias que isso não foi possível, pai e filhas aproveitaram para grandes petiscos na cozinha. Ainda recebemos amigos para um polvo guisado e os dias foram passando rápidos demais.

S. Miguel tem praias de areia preta lindas, lindas , lindas, tem cascatas no final de trilhos bonitos (não sei do que gostava mais, se dos caminhos até às lagoas e cascatas, ou se dos banhos gelados que sabiam tão bem depois de cada caminhada), tem surf para prós e iniciados, tem gastronomia de comer e chorar por mais, tem igrejas maravilhosas, tem das paisagens mais estonteantes que já vi e claro, tem o azul e verde mais variado que vi até hoje e que jamais irei esquecer. Tem programas para aventureiros, para os mais pacatos e tem uma paz e tranquilidade que apetece trazer connosco.

Este é um destino para disfrutar. Não dá para querer fazer tudo ou acabam esgotados (ahaha). Gozar e aproveitar, é o lema e a melhor dica que vos posso dar e que também a mim me deram e segui à risca. O que ficou por fazer ficará para uma próxima, porque certamente quem vai uma vez quer regressar. Mesmo assim, fizémos um pouco de tudo das mil dicas e sugestões que levámos. Pena só fiquei de não termos marcado o canyoning na Ribeira dos caldeirões, mas é obrigatório marcar de véspera e nós esquecemos de marcar. Deve ser emocionante e muito divertido (crianças podem a partir dos 5 anos, por isso não deve ser perigoso e elas iam vibrar).

Roupa na mala, coisas frescas, um impermeável, uma sweat (que nunca usei), chinelos, fatos de banho escuros, botas de montanha, se tiverem, ou ténis de escalada (sinceramente fazer trilhos com ténis normais que escorregam igual, preferi chinelos que foi muito mais fácil lavar e limpar) e precisam de pouco mais. O clima é mesmo tropical e quente, acreditem, está sempre calor.

E agora estão preparados? As mil fotografias que tirei em S. Miguel vão começar…( com legendas)

 

Chegámos ao aeroporto para despachar malas e pranchas eram 4h:30

(muito cedo sim, mas repetia exactamente igual).

O voo tem duração de 2h e deu para sestas…

…deu para jogos de cartas…

…deu para fazer uma refeição de avião (voos da Sata), coisa que já morríamos de saudades.

…deu para ver o dia nascer na ilha de S. Miguel…

…e deu para ter o primeiro contacto com as 4 estações que fazem na ilha, mal aterrámos. Chegámos com chuva e ficou sol enquanto mostrámos os certificados e preenchemos a entrada das miúdas na ilha (podem fazer no site online, até aos 12 anos inclusivé não precisam fazer teste, quem tem as duas vacinas é só mostrar o certificado).

Fomos recebidos pela melhor anfitriã, que nos levou directos a um pequeno almoço de panquecas na praia de Água d’Alto. Miúdas logo a vibrar com esta recepcção.

O nosso “Ferrari”.

Deixar malas e ir directos para a Lagoa do Congro.

Trilho curto e fácil para fazer com crianças pequenas. Um caminho lindo (como todos os trilhos desta ilha).

Primeiro WOWWWWWwww de muitos que demos ao longo da semana.

Lagoa do Congro

Directos para a praia da Ribeira Quente e o primeiro contacto com a areia preta e quente da ilha.

Água quente

Encontrar amigos de férias em S. Miguel este ano foi comum a muitos grupos ;)

Sem dúvida que neste Verão os Açores foi um dos destinos mais procurados e visitados por portugueses. Que bom que é!

A magia da água quente. Se seguirem a seta vão sentir água ainda mais quente nos pés…basta mexer um pouco a areia.

Final do dia neste lugar lindo. A Caloura, com as suas piscinas naturais e um dos restaurantes “must go” da ilha. Não faz marcação. É chegar, colocar o nome num quadro e esperar. Enquanto eles deram mergulhos fui andando para guardar uma mesa. A melhor mesa! Lucky girl ;)

…nos Açores beber vinho da região, pois claro.

Tremoços com massa pimentão, a fazerem-me lembrar a primeira vez que estive nos Açores (Terceira) com amigos, há mais de 20 anos.

Almoço/jantar bem cedo porque o dia para nós foi muito longo…(um dos truques para não terem de esperar por mesa é fazerem refeições fora de horas).

Camisa Gira: Marta Ferro

Mimos bons a toda a hora.

Cansada ;)

Tchim Tchim a esta ilha!

O meu saco é da Tuisca

Caloura…um dos sítios mais giros para petiscos e peixe fresco…com bons mergulhos.

Acordar cedo para o surf…com paragempelo caminho  num dos mil miradouros que encontram pela ilha.

A minha camisa é da Paipur

Fizesse chuva ou sol…estes 4 vibraram com as ondas de S. Miguel e praticamente todos os dias houve tempo para surf e mergulhos, em Santa Barbara.

 

O calor continua mesmo quando chove um pouco. Elas vibraram com estes dias de chuva na praia.

As barbatanas foram óptimas para o H as ajudar dentro de água ;)

No bar da praia têm de experimentar este brownie (indianos)

Várias pessoas nos aconselharam para aproveitar um dia de chuva e fazer o programa dos banhos no Parque Terra Nostra. Não podía ter sido mais giro e divertido. Sem dúvida dos dias que as miúdas mais gostaram. Água quente com chuva a cair sem parar, para nunca mais esquecerem este lugar.

Para visitar os jardins não precisam pagar, foi uma das coisas que não vimos nesse dia por causa do mau tempo…

Não levar fatos de banho novos para este sítio. Não esquecer desta dica ;)

Até eu entrei nesta água e vibrei com este programa em dia de temporal.

No parque têm estes banhos quentes. Há quem diga que aqui parece que se está em Bali…verdade, confirmo!! Depois do banho “amarelo” este soube mesmo bem ;)

Da Água quente para um banho gelado…

As 4 estações …que bom foi chegar a casa nesse dia de muitas molhas ;)

Guava

Diferente, bonita e muito original é assim a entrada da Guava.

A árvore que deu nome à casa. A goiabeira que está quase a dar goiabas (que por acaso foi das frutas que experimentei pela primeira vez em Bali, quando fomos em lua de mel há 13 anos).

Impossível não mostrar a Guava ao pormenor (e mesmo assim vão faltar muitos que adorava que vissem, mas têm nos destaques a casa toda em filme)

A vista para o ilhéu.

A piscina que tantas saudades já temos.

Sabiam que quem fica nesta casa pode apanhar destes tomates (deliciosos) e comer ;) Quem adivinha qual das 3 miúdas mais gostou deste detalhe?

Uma cópia de uma tela original de mil oitocentos e tal…tudo nesta casa foi pensado ao pormenor. Só coisas bonitas!

Digam lá quantas coisas da casa já têm numa lista “queria ter”? ;)

Mães vaidosas, aqui têm espelho gigante para usarem e abusarem ;)

A vista das camas deste quarto!!! Janelas sem fim…lindo!!!!

Detalhes

Não ter de pensar em levar toalhas de praia…

O quarto das estrelas…deitar e ficar a olhar o céu estrelado…um sonho!!

As casas de banho bonitas…porque tudo aqui foi pensado com muito bom gosto

Ter uma cozinha com um louçeiro durante uma semana (sonho tornado realidade ahaha)

A Concha foi uma mini master chef nesta casa. Até ela delirou com a cozinha e com as ajudas que deu ao pai

Jantar: Mini pizzas de bolo levedo. Experimentem, vão adorar!!

Tudo preparado para um jantar cedo…mas antes aproveitámos que a chuva parou e ficou um final de tarde bonito para um rosé no alpendre com vista para o ilheu.

Tchim tchim a esta casa onde passámos momentos inesquecíveis.

Pulseira: Limão by us

Mimos, mimos, muitos mimos

Queijo fresco com massa pimentão (sabiam que cá podem comprar produtos dos Açores na Casa dos Açores)

Sou a primeira da casa a acordar todos os dias em Lisboa. Gosto desta hora e do silêncio do inicío da manhã. Nesta casa ainda mais gostei desse momento só meu. O sítio ideal para quem gosta de meditar ou fazer Yoga.

Manhã sem chuva, pequeno almoço fora.

Apesar de acordarmos cedo este era daqueles momentos que gostávamos de aproveitar na Guava (mesmo quando era dentro era tão bom).

A 50 m de casa têm das praias mais bonitas da ilha. Pequena e sem muitas pessoas, com a prancha natural mais espectacular que já vão ver ;)

Vejam a Rocha com as escadas azuis…daí deram grandes mergulhos e divertiram-se c

 

Outro dos programas que mais gostaram desta semana. Os mergulhos da rocha com a escada azul. A praia de casa.

Não levem fatos de banho brancos para esta ilha. Estes são da Paper boat

Minhas

Sair a caminho de mais um destino…pela ilha as vacas andam à solta nos campos verdes e são por isso vacas felizes (dito e constatado pelas miúdas).

 

Piscinas Naturais da Ferraria

A diversão é deixarem-se embalar e ir na corrente cada vez que entra uma onda e traz a corrente de água quente. O que eu me ri neste dia a ver todos dentro de água de um lado para o outro.

É um dos sítios obrigatórios de S. Miguel, logo é normal que tenha algumas pessoas, mas a verdade é que há espaço e lugar para todos e o programa vale a pena. Não se paga, não há filas e é só deixarem-se ir e abstrair (ou não, já que o divertido é mesmo o embalo de todos à molhada e ver fugir quem não se agarra à corda).

Fizémos vários piqueniques. Não fizémos todos os dias almoço em restaurantes para aproveitar as horas do dia. Pela ilha há muitos espaços bonitos com mesas e bancos para esse efeito. A verdade é que elas preferem mil vezes a ficarem horas à mesa).

Da Ferraria para o Mosteiro (fica bem perto e tem várias piscinas naturais). Aqui podem optar pela praia também (cuidado que tem muitas pedrinhas e achei difícil ir ao banho. Eu própria andei aos rebolões e fui o espectáculo da tarde).

Escolhemos ir para a praia e ainda hoje elas quando se lembram de mim enrolada sem me conseguir levantar por causa das pedras magoarem os pés, riem às gargalhadas.

 

Em toda a parte cenários únicos

Na Guava vão querer aproveitar os finais de tarde zen. Os míudos brincam na piscina, os crescidos tomam um copo em conversas sem pressa e podem usufruir de pratos típicos dos Açores, sem sair de casa (para isso têm de combinar  quando reservarem a casa a possibilidade disso acontecer).

Eles no jardim…

Nós nos petiscos

As famosas cracas

Todos fãs das cracas

 

Mesa dentro para os mais pequenos, com a bebida típica. Quem já ouviu falar da Kima?

Mais um petisco típico daqui…o polvo guisado que estava DIVINAL

Noites de Verão tropicais, com chuvas rápidas e calor em seguida

Lá fora chove, cá dentro o ar condicionado (a Guava tem ar condicionado em todas as divisões da casa)

E a chuva parou. Gosto tanto de bunganvílias!!!

O quarto delas…

Directos para o surf em Santa Barbara…but first coffee

Da praia para um restaurante obrigatório onde têm de esperimentar o Molho de peixe, a sopa de peixe, as lapas (para mim sempre ahahah) e a queijada ;) Cantinho do Cais

Para elas sempre fácil  ;)

De comer e chorar por mais

Em seguida a rota dos chás.

Começámos na Gorreana…

A rainha dos chás

 

…para o chá do Porto Formoso

Meus

Bem perto fica mais uma praia linda, praia do moinho (S. Miguel tem várias praias bonitas, não percebi porque várias pessoas acharam estranho ir para lá fazer tanta praia. Não têm nada a ver com as nossas, só a areia preta e a água quente são um sonho…são as férias de Verão, todos os dias fizémos praia e não me arrependo nada).

 

Final do dia na Guava, nesta piscina era o relax total

O que elas mais gostavam…”dar banho” ao pai

Miúdas na cozinha..a Carlota e o seu famoso arroz para acompanhar a Alcatra ( carne deliciosa que ficou 1, 5 dias de molho em vinha de alho e pimenta da terra. Faz-se num pote de barro no forno em slowcooking durante umas 7horas)

 

O segredo está no tempero e nos dias que ficou de molho ;)

Todos repetiram (e mais do que uma vez)

Acordaram e esperam uma visita especial. O famoso cozido que ajudaram a fazer e foi feito nas furnas, foi sem dúvida um dos momentos da semana. Que grande ideia e que grande cozido!

As carnes…

as cebolas…

A couve portuguesa

…o nabo

…as cenouras

…a batata doce

Preparada por elas

A ordem que coloca tudo é importante…não é ao calhas ;)

O que vai dar sabor, o chouriço e a morcela picante, que são enrolados num pano e colocados por cima.

Tudo pronto para ser levado para as furnas. Pagam 3€ e deixam de manhã até quase ao final da tarde (vejam nos destaques como é colocada a panela no buraco feito na terra).

Aqui ficou o nosso cozido durante mais de 6h a fazer. Não levou água, nem sal, e ficou de comer e chorar por mais.

Fizémos e comemos o verdadeiro cozido das Furnas (podem comer em alguns restaurantes da ilha, mas têm mesmo de reservar).

Obrigatório comer o milho feito nas furnas. A Conchinha todos os dias queria voltar.

Digam lá se não são lindos os sítios que existem por todo lado para fazerem piqueniques.

Lá em baixo fica o Faial da Terra, onde existe um dos trilhos mais giros que fizémos para chegar ao Salto do Prego.

Foram 2km para cada lado. Não é um trilho fácil para crianças pequenas. As minhas aguentaram bem.

Os locals ;)

Descalças ahahah

Com elas até ao fim do mundo

P&M são sem dúvida uns todo o terreno

Finalmente…quase. Sem dúvida que a caminhada para chegar à cascata faz do programa ainda mais interessante e aventureiro.

O pai é o maior

Depois do caminho até aqui , impossivel não querer dar um mergulho na água fresca. Pensem no regresso e garanto vai saber ainda melhor.

Hora de ir buscar o cozido, mas não deu para resistir a estas “turistas”

Na Lagoa das Furnas

Um pôr do sol à altura do jantar

O nosso cozido não podia ter nota mais alta

Mais um dia, mais uma volta, mais um destino…Salto do Cabrito

Este sim, ideal para irem com crianças mais pequenas. Sem trilho e fácil acesso. O carro fica muito, muito perto, uns 200m

Fomos muito cedo…ainda quase vazio ;) Como veêm também conseguimos fazer programas sem enchentes ahahaha

O pai aqui foi o único corajoso. Tão cedo um banho frio não apeteceu a mais ninguém

Quando forem ao Salto do Cabrito têm de espreitar a nascente…bonita e tão tranquila

A Natureza no seu melhor…vejam o golfinho na rocha

Surf neste dia só para o pai porque o mar cresceu e as ondas estavam grandes para elas

O grande dia tinha chegado…a caminho da Lagoa das Sete Cidades e de uma das  vistas mais estonteantes e deslumbrantes que  vi na vida.

Meu Deus, que coisa mais BONITA!!!

Não tivesse eu toda despenteada e era um postal

Fazer piquenique aqui é outro dos programas que aconselho fazer de tão giro que foi (foi dica de uma amiga que não podia ter sido mais gira). Mas atenção, não sejam apressados. Se andarem na estrada até ao fim, chegam a um sítio com mesas e bancos . Eu quis logo fazer ali e tive de andar atrás dos patos para eles não comerem o nosso almoço. Segundo as minhas filhas e o H, foi o segundo momento hilariante da semana.Eu a gritar aos patos…)

O cesto, a toalha, os copos e taças também são da Guava e podem usar para os vossos piqueniques.

Final de dia nas canoas…amaram! A Lagoa azul

No regresso a casa paragem para umas lapas e uma cerveja com uma amiga que não via há vários anos. Estava a dever-me uns caracóis, pagou com estas lapas ;) Que bom que foi Ritinha (as amigas que encontrei na ilha, todas Ritas ahahaha)

É tradição que no dia seguinte ao cozido, se faça uma feijoada com as sobras. Claro que nós foi o que fizémos, porque as tradições são para manter.

Não faltou a sobremesa da terra.

Podres…

Hoje tive companhia no despertar…todos os dias acordei e fui até à piscina para apreciar aquela paz

Zangada porque perdeu o seu brinco búzio e pensou que o ia encontrar na piscina #sqn

Os ovos mexidos da Conchinha para o pequeno almoço, sempre os melhores!!!

Foi o último pequeno almoço na Guava

Última cascata desta semana…Ribeira dos Caldeirões

(é aqui que podem fazer canyoing, outro dos programas que me falaram que vale a pena fazer. Têm de reservar, não esqueçam. As crianças a partir dos 5 anos podem fazer. Dão os fatos, capacetes e tudo o que é necessário. Vocês só têm de levar a coragem para o salto ahahah).

Ainda foi aqui que conheceram a planta dos Himalaias (conhecida em S. Miguel por milho de rato). Uma flor que podem chupar e beber o líquido do caule. Claro que quiseram provar as 3.

Vão desta viagem com tantas experiências boas!!!

A cara da Caetana ( só rir).

O Cais do Porto Formoso

Último surf em S. Miguel…vão ter saudades destas ondas e da temperatura deste mar. Fazer surf em fato de banho é das melhores sensações, dizem elas e o pai!!

Acho que estas férias deixaram o pai muito babado…muito mesmo!!!

A sorte de termos ficado na Guava e de ter esta piscina até quase à hora de apanhar o avião. Viemos no primeiro voo do dia, regressamos no último. Aproveitar mesmo até ao fim!

O sol é muito forte, todos os dias usámos protector 50, da Garnier Ambre Solaire, a “nossa” marca sempre connosco.

Achavam que íamos voar sem experimentar um dos melhores e mais conhecidos bifes de S. Miguel?!! Claro que não! Snack Aliança (ponham na vossa lista).

Agora sim, prontos para voltar a Lisboa.

Adeus S. Miguel, adeus Guava, que saudades já temos, que vontade de voltar em breve.

Férias de sonho que jamais vamos esquecer.

Espero que este post vos faça sentir um pouco do que nós sentimos lá.

Podem rever sempre os stories nos destaques do Instagram e os posts no feed.

 

#feriasdeverao #feriasemportugal #makingmemories

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos