Curiosidade minha
16 Julho , 2015
Uma pergunta pequenina:
– Se comprarem 4 revistas diferentes e em todas elas virem o mesmo anuncio ao shampoo X, ao relógio Y, ao perfume Z não se chateiam nada, porque ficam com tantas minhocas na cabeça e tão irritadas de verem as mesmas marcas ou o mesmo produto em vários blogs diferentes, se os blogs são também meios de chegar a determinado público e seguidores?
acho que o "problema" é tal como diz na sua pergunta, que se trata de um anuncio numa revista, ou seja, publicidade; e nos vários blogs onde surgiram posts como o da marca Pisamonas, nunca foi referido que era publicidade e teria sido mais lógico fazê-lo. os leitores sabem que é publicidade mesmo que as autoras façam parecer que é algo espontâneo, mas era mais transparente se fôssemos todos diretos ao assunto ;)
até as marcaras ficariam a ganhar se fôssem mais honestas com os seus público-alvos.
Desculpe Ana, mas é diferente. A Ana e actualmente a grande parte da blogosfera faz publicidade encapotada, nada contra, cada um ganha a vida como pode e neste momento os blogues são um nicho de mercado muito apetecível pelas marcas. Agora, o que me faz confusão é fazerem publicidade e não assinalarem os post como publicidade e não, não é a mesma coisa que uma revista ou jjornal, porque essas recebem dinheiro por um serviço e estão legais porque têm de cumprir a lei. Vocês recebem dinheiro, e não assumem que é publicidade e isso, lamento mas é desonesto.
E que é chato ver o mesmo produto em 50 blogues, isso é, até porque se for como eu, esses post já passo à frente, tal e qual como faço na tv ou numa revista.
Joana
Ana sigo-a aqui e no instagram e adoro :) sejam coisas "repetidas" como em qualquer outro blog seja…para esses efeitos todos nós nos repetimos em tudo basta que todos compremos roupas nas mesmas lojas..e um exemplo em muitos.
Acho que nunca comentei no blog mas depois do seu post anterior que já nem quis responder porque não valia a pena não entendo o dilema de haver coisas similares ao que constam noutros blogs (lamento desde já se encontrarem erros e não vou escrever com o novo acordo ortográfico).
Acho que as "pessoas" tem sempre de reclamar se é porque é tudo igual ou da moda é por ser isso mesmo.. Se é porque são "patrocinados" por determinadas coisas e por isso…
Dor de cotovelo é inveja é muito feio e mesmo BEM presente na sociedade (infelizmente).
Eu adoro ver as suas dicas e sugestões não significa que agarre em tudo inquérito faz e faça igual mas a ideia que tenho dó seu blog e instagram é de nós "ajudar" com ideias ou no fundo vermos algo que também já tínhamos pensado e ver essa mesma ideia concretizada!
Continue porque pelo menos uma leitora terá sempre ;) bjs (e sou ainda só mãe de uma, parabéns pelo seu trabalho com as três C's que são lindas lindas)
pq são pessoas mesquinhas e gostam de 'beliscar' :) só por isso… demasiado tempo livre..
continue.
andreia mota
A mim é ao contrário… Chateia-me muito comprar revistas e ver anúncios repetidos e sté artigos com a mesma temática! Fico a achar q gasto dinheiro em vão… Os blogs, são de graça, n me incomoda! Se incomodar, passo à frente!
Ana, talvez passe pela tal questão da identificação da publicidade. Não deixa de ser aborrecido haver um boom repentino de posts todos com alusão ao mesmo produto, da mesma maneira que, para mim, já me chateia comprar revistas porque há mais páginas a fazer publicidade a determinado produto do que propriamente conteúdo. Nada contra as estratégias de marketing que hoje em dia as marcas optam por utilizar, nomeadamente, através dos blogs, aliás acho que é uma maneira rápida e eficaz de chegar às pessoas mas tal como disse um leitor no post anterior a verdade é que isso leva a que andemos todos formatados para andar iguais, e com o produto x porque a fulana y usa (e eu também sou uma dessas pessoas). No entanto, não deixa de me chatear o excesso de publicidade que há tanto nas revistas como nos blogs.
Nada pessoal :)
Aproveito para dizer que as 3 C's são lindas e têm sempre um ar tão tão amoroso!!
Um beijinho
Não me leve a mal o que vou responder, mas nas páginas de revistas ou na Tv são assumidamente anúncios. Já na maioria dos blogs a publicidade costuma ser encapotada, disfarçada com posts de cariz mais pessoal, como fotos de família, por exemplo. Raramente as autoras deixam claro nos blogs que marcas como a mustela ou a pisamonas enviam ofertas para casa, por exemplo. A mim não me faz confusão, conheço o meio e sei como funciona, mas tem de aceitar que haja quem desconhece e quando se apercebe se sinta enganado. Há quem acredite que é tudo genuíno e depois se sinta enganado. Tem de compreender isso também. Desculpe o testamento. Tudo de bom.
Não me leve a mal o que vou escrever, mas nas páginas de revistas ou na Tv são assumidamente anúncios. Já na maioria dos blogs a publicidade costuma ser encapotada, disfarçada com posts de cariz mais pessoal, como fotos de família, por exemplo. Raramente as autoras deixam claro nos blogs que marcas com produtos farmacêuticos ou de roupa infantil, por exemplo, enviam ofertas para casa ou oferecem vales de compras em troca de boas referências. A mim não me faz confusão, conheço o meio e sei como funciona, mas tem de aceitar que haja quem desconheça e que quando se apercebe se sinta enganado. Há quem acredite que é tudo genuíno e depois se sinta enganado. Tem de compreender isso também. Desculpe o testamento. Tudo de bom.
Vou dar uma resposta geral e a minha opinião em relação a este assunto. Desde que este blog existe (não nos primeiros post porque nessa altura nao sabia fazer) que faço publicidade. Sempre que mostro uma roupa, um sitio, uma peça de decoração, uma fotografia de sessão, ou tantas outras coisas basta abrir um post que coloco links a essas páginas ou sites, ou seja sempre acabei por fazer publicidade, quer seja paga ou não, porque a verdade é que muitas coisas são apenas sugestões, são coisas compradas por mim, outras oferecidas é verdade, mas sempre feitas de uma forma cujo principal objectivo é mostrar e dar algo a conhecer. Acho que se é pago ou não (eu ao mesmo tempo entendo o ponto de vista de quem ache que devia estar escrito publicidade, mas no meu caso estariam em todos) não devia ser o principal ponto importante, mas sim as pessoas passarem a conhecer algo que podem ou não identificar-se e gostar. Isso sim para mim é o principal de quase todos os blogs. Chegar a muitas pessoas e mostrar coisas novas, coisas velhas, mas coisas que podem ser úteis ou não a cada um. A palavra publicidade está neste momento a ser um bocadinho o bode espiatório para o facto de as pessoas andarem todas iguais e todas a quererem o mesmo. Aqui não tento enganar ninguem, mostro o que gosto e as coisas com as quais me identifico. Desse lado há que saber fazer a triagem do que interessa ou não a cada um e muito sinceramente não ia mudar se lá lessem a palavra publicidade, porque no meu caso e em tantos outros que sigo, essa palavra teria de estar em Todos os posts.
Um beijinho a todas e espero ter mostrado o meu ponto de vista.
O problema é que num anúncio, a partida não está lá escrito que é o melhor produto do mundo, já a publicidade pela blogsfera tentam passar uma imagem como se os produtos que apresentam são a "última garrafa de água do deserto"… Não há paciência para tanta hipocrisia, compreendo perfeitamente que se um blog pode gerar rendimento ao final do mês, deve-se aproveitar, mas não tentem passar um atestado de estupidez aos leitores.
Mas sinceramente ninguem tenta passar atestado de estupidez e a mesma coisa nao tem o mesmo grau de importancia para todos. Nos blogs como noutros sitios mostra-se e fala-se de uam coisa, cada um à sua maneira, mas a verdade é que em nenhum está escrito que são obrigadas a comprar.
Não podia concordar mais, é que é isso mesmo, já nada soa a verdadeiro, nunca sei se o produto é bom, ou se é só publicidade! Gosto muito de alguns blogs, mas confesso que começa a enjoar serem todos iguais.
Mas se disser publicidade ou se esse produto estiver numa revista já acredita nele, é isso? O que é bom para mim pode não ser para outra pessoa e vice versa, porque todos temos opiniões e muitas vezes diferentes. O papel, quer das revistas, quer muitas vezes dos blogs, é dar a conhecer, nada mais. Cada um é que entenderá se deve ou não experimentar, ou é mentira o que digo?
Boa noite Ana,
Antes demais gostaria de dizer que sigo diariamente o seu blogue. Adoro as suas sugestões e gosto muito de acompanhar o crescimento das suas 3 lindas filhas. Parabéns! Eu Tenho 2 meninas, daí identificar-me ainda mais com o blogue.
No entanto, confesso que esta questão da publicidade também me deixa por vezes confusa.
Quando dei os primeiros passos na blogosfera eu era bastante ingénua. Achava que no seu caso e outros blogs do género, tratava-se de apenas desabafos de mães e era maravilhoso saber que não estava sozinha nesta aventura da maternidade e que outras mães passavam pelas mesmas situações que eu. Assim, a Ana passou a ser minha amiga virtual. E como amiga, acredito em tudo o que diz. Assim quando menciona que adora determinado produto/marca/loja eu confio na opinião de uma mãe que quer o melhor para as suas filhas. Contudo, o seu blog alcançou um patamar em que as diversas marcas sabem da importância deste novo veículo de publicidade para atingir o seu público alvo e devem lhe oferecer condições bastante vantajosas para o efeito. Não condeno que tire partido desta situação, até porque no seu lugar faria o mesmo. A questão é que ao dizer "adoro isto ou aquilo" chega a um ponto que (e falo por mim) já dúvido se adora mesmo ou se está a ser paga para o dizer. Percebe o que quero dizer? Dou um exemplo. Quando estava a pesquisar um carrinho de passeio para a minha filha (na minha fase ingénua) segui um conselho de outra bloguer que, sendo mãe de 2, falou maravilhas de um carrinho da chicco. Após alguma utilização fiquei bastante insatisfeita com o carrinho. Mesmo assim nunca poderia "culpar" a bloguer pois apenas deu a sua opinião e o que é bom para ela não quer dizer que o seja para mim. O problema surge quando reparo nas fotos da bloguer com as filhas e verifico que o carrinho que ela comprou para a filha nem é da chicco mas sim de outra marca. Ora, aí sim senti-me enganada, pois gostava muito da bloguer e confiava na sua opinião, mas aí ela provou que engana os seus leitores. Como pode dizer que o carrinho é um "must have" é isto e aquilo e depois comprar outro??? Claramente estava a fazer publicidade para a chicco e assim a sua opinião já não é a verdadeira mas sim uma opinião comprada.
Daí fazer-lhe a seguinte pergunta: A Ana é 100% sincera nas suas opiniões/sugestões??? Pois uma coisa é dar a conhecer uma marca, do tipo: "Mães, já conhecem isto?" outra coisa é dizer que, por exemplo, para proteger do sol adoro este produto e acho vital para proteger as minhas filhas e depois utiliza outro produto. Percebeu o que quis dizer?
Desculpe o testamento, mas este é um assunto ao qual fiquei sensível.
Em todo o caso, achei o seu post da Pisamonas super normal e útil, pois apenas alertou as suas leitoras (ou amigas virtuais) para aproveitarem os saldos.
Obrigada e continue com o blogue que eu sinceramente adoro.
Beijinhos para as maravilhosas C's.
Vera
OLá Vera, obrigada pelos elogios :)
Vou apenas dizer-lhe que não é pelo facto de nós dizermos que adoro por exemplo um creme A, que também não possa adorar o creme B, C e D. POr exemplo nos casos das roupas eu muitas vezes digo que adoro a camisola da marca X, Y, Z, D, etc…e apesar de adorar não tenho de as ter todas ou só por não ter que alguem se possa sentir enganado. Muitas vezes as pessoas acham que temos obrigação de dar TODAS as explicações das nossas escolhas e da nossa vida só porque as expomos um bocadinho mais. POr não o fazermos sempre ninguem tem ou deve sentir-se enganado. No caso do carrinho por exemplo. Ninguem tem que saber porque razão não usa um igual ao que até disse que achava bom (tendo dois filhos, pode continuar a usar o antigo, pode ter outro que na altura de ir comprar achou que se enquadrava melhor nas suas necessidades, pode ter um que foi emprestado, etc) ou seja pode haver muitas razões e nenhuma em especial para essa pessoa nao usar aquilo que falou tão bem, sem no entanto ter sido mentira. Eu por exemplo falaria igualmente bem desse carro, mesmo sabendo que não compraria um novo se ja tinha cá um bom para continuar a usar. MUitas vezes isso pode acontecer, e desculpe o minha sinceridade eu nunca compraria nada só porque li e vi em algum sitio sem ter a certeza (ou achar que tinha) que era aquilo que realmente eu precisava. NO caso dos carrinhos existem tantas marcas, que não é fácil escolher e percebo que tenha seguido um conselho, mas apenas pode ver isso como um conselho. Ninguem deve ser responsabilizado por escolhas erradas ou por produtos que afinal pareciam muito bons e no caso de cada um afinal não funciona dessa formae não dizerem ou acharem-se enganadas por isso. Cada um deve saber filtrar o que para si pode ser útil do que lê e vê nos blogues e revistas e nunca acgarem que aquela opinião é a unica certa ou exclusiva.
Não temos de ter todos os produtos e coisas que falamos para os achar bons e aconselhar, é apenas isso que queria dizer.
Bjs e espero não ter sido confusa na explicação
Olá Ana! Gosto de blogs e gosto ainda mais de saber que há quem possa fazer disso o seu trabalho. Não me importo nada que exista publicidade num blog porque percebo o importante que isso é para quem o escreve. Há quem o faça de forma exemplar e alguns dos meus blogs favorivtos como o Cup of Jo (life style) e o blog da Emily Henderson (interior design), a meu ver, fazem-no de forma exemplar. Quem gosta de um blog vai continuar a lê-lo, mesmo que haja volta e meia um post com piblicidade. Cumprimentos Ana e parabéns pelo blog.
Olá Ana.
Sigo o seu blog há uns anos e agradeço-lhe todas as dicas úteis que já me deu (incluindo a do pó talco para retirar areia da praia). Estou 100% de acordo com a Vera. Para mim, como seguidora e amiga-virtual-unilateral era importatnte saber se o post é patrocinado ou não…
Um beijinho,
MM
Peço desculpa, mas não saiu há relativamente pouco tempo uma lei que obriga os posts a identificarem como publicidade ou opinião pessoal? Inclusive houve blogs que fizeram posts sobre esse assunto…
Olá Ana! O facto é que é obrigatório, por lei, "avisar" os leitores quando os posts são patrocinados… É uma questão de clareza. Depois se se acredita na opinião sobre o que se escreveu, é com cada um…
Olá Ana,
Acho que vai por aqui uma grande confusão ideias e tem a ver com o camninho que os blogs estão a tomar. Não se trata de dizer se determinado post é ou não publicidade, trata-se de acreditar na vivência das bloggers relativamente aos produtos que "publicitam". Se é legal ou não a forma como o fazem, não sei porque não conheço a lei, mas sinceramente dou razão a alguns comentários, pois efetivamente e acima de tudo, a maioria dos blogs são trabalho e acredito que o seu não seja excepção. Se é útil para a maioria das pessoas, considero que sim e acho que devem continuar, mas a linha entre trabalho e blog pessoal está cada vez mais ténue, pessoalmente acho por descredibilizar os vossos textos, pois peço desculpa pela expressão, todas vocês acabam por utilizar a vossa família para venderem um produto… Por isso digo que a linha está muito ténue e concerteza que temos situações e vivências mais forçadas para termos textos interessantes. Não me leve a mal, isto nao é criticar por criticar, mas a minha vida e da minha família, é a minha vida e da minha família. As bloggers escarrapacham tudo e mais alguma coisa nos blogs, já ninguém consegue perceber o que é sentido e o que é trabalho, por mais que a Ana nos diga que só publica o que gosta. A Ana tem imensa graça, tem uma família girissíma, super castiça, mas utilizá-los para o trabalho, honestamente desacordo…
Peço desculpa pelo testamento, mas é a minha opinião.
Bjs, Sara
Olá Ana! Sou leitora assídua mas raramente comento. Sempre gostei mais do estilo do seu blog do que das outros. Para mim o conteudo da sua página é dos mais parecidos aos internacionais. Também gosto muito do boho para nós e para os miúdos e também sou do género -make it simple-.
Gosto acima de tudo do factor "descomplicado". Nunca achei que no seu blog a publicidade fosse algo agressiva ou não e sempre que faz o post só para a marca.
Conta vivências e lá pelo meio ou no fim fala sobre a marca.
Mais uma coisa que me fez seguir o seu blog é o facto de ser sincera,conseguir chegar a várias classes sociais e a muitos tipos de mulheres e mãe,fala sobre o seu peso,tem sentido de humor, refere que algumas das suas coisas são bastante em conta… Enfim um mundo em que quase nós todas nos identificamos.
No geral não sinto que abre o pc e escreva obrigada a fazer um post porque sim. Seja ou não pelas marcas!
Continue!
Beijinho!
Não entendo a necessidade dos leitores saberem se a publicidade é paga ou não… Querem que a Ana ecreva o quê ao inicio? "Atenção esta é uma publicidade paga nem gosto do artigo…ou isto é apenas publicidade " não entendo.
Assim como acho,acredito que a Ana não ia fazer publicidade de um artigo que não gostasse ou não tivesse ficado satisfeita para nós o qie conta é a sincera opnião sobre o artigo,só.
O problema não está nas bloggers mas sim nas marcas que não sabem fazer publicidade. Pedir a várias autoras para fazerem um post, por uma foto no instagram, etc, no mesmo dia é um erro enorme! Porque blogs com o mesmo conceito geralmente são seguidos pelas mesmas pessoas. Exemplos de marcas que fazem isso mesmo muito mal, eu até já nem leio os posts: Pisamonas, Barral, Mustela. Tanto não leio que nem compro essas marcas, tem o efeito contrário.
Ana, porque numa revista sabemos que é publicidade. Nos blogues querem fazer passar uma opinião isenta (que funciona muito melhor), mas depois as marcas nem tentam disfarçar e ficamos a pensar se acham que os leitores são ingénuos. Não tem lógica, é só isso.
Ana sabe que eu gosto muito de ler o seu blog…Os posts que eu mais gosto são aqueles em que fala das suas filhas e da evolução de cada uma…3 irmãs e todas diferentes…Quando é um post das suas filhas e que depois vem por acréscimo a roupinha que estão a vestir não me incomoda. Se gostar vou cuscar a marca. Agora aqueles posts criados de propósito para publicitar marcas já nem os abro. Mas percebo que há mamãs de primeira viagem que não conhecem as marcas que já conhecemos e percebo que para essas faça sentido a dita publicidade propositada. Mas que detestei abrir vários blogs e todos a falar da Pisamonas (ainda por cima já tinha recebido a newsletter com a informação), detestei, mas a culpa não é vossa é da marca mas que conseguiu por toda a gente a falar da pisamonas conseguiu, mas não é com 15% de desconto que vou comprar…i need more ;)
A questão não é se as pessoas se "chateiam" ou não. A questão é que a publicidade tem obrigatoriamente de ser assinalada. Não o fazer é ILEGAL. Por isso, Ana, não é uma questão de "opinião" e se os seus posts são todos publicitários, então TODOS têm de estar assinalados como tal.
Olá Ana. Em primeiro lugar queria dizer que gosto do que conheço de si pelo blogue e que tem uma família linda. Começo por dizer isto pois vejo que há outros comentadores que entendem as críticas à publicidade como inveja ou outra coisa. Mas tenho de confessar que quando vejo posts em vários blogues sobre o mesmo produto e sem falar claramente em publicidade fico desiludida. Sei perceber que é publicidade, mas sinto que os blogs ao disfarçaram um pouco isso perdem autenticidade. Disse-lhe o mesmo quando foi dos sumos de fruta de uma marca. Quando compro revistas tenho acesso a informação e a publicidade em separado e acho que nos blogues isso também devia acontecer ou torna-se tudo mais do mesmo quando o que queremos é seguir posts semi-reais. ;)
Se alguem vous dizer no blog saltem da ponte parque vao encontrar um tesouro no fundo do Tejo, voces saltem? ??? Eu leio este blog e aprecio mas nunca me deixo influenciar pois tenho juizo na cabeca….parem de cuspir na sopa senhoras
Anónimo das 16:39…parem de cuspir na sopa senhoras???? Só porque se lê ou segue-se um blogue não se pode dar opinião ou ter opinião contrária à pessoa que escreve? Eu gosto muito da minha filha mas não concordo com tudo o que ela diz ou faz…quanto à publicidade disfarçada, consigo compreender os argumentos da Ana, mas também concordo com as pessoas que dizem sentir-se enganadas pelos posts. Assim sendo, o mais correto era fazer o que algumas bloguers já fazem… quando é publicidade anunciam, tão simples quanto isso!
Ana Paula Santos