A vacina da gripe

13 Outubro , 2015

E o Outono chegou com chuva e dias bem mais frios. Começou com uns dias lindos e quentes, mas já mostrou que isso é passado e o melhor é tirar os casacos, o chapéu de chuva e pedir para passarem rápido as próximas duas estações (as que gosto menos, confesso). Aqui por casa, as miúdas apenas começaram a dar sinais de mudança de estação com os narizes mais ranhosos e a Caetana com alguma tosse, principalmente, à noite. Eu, é que desta vez fui a camisola amarela e ando com uma constipação como há muito tempo não tinha. Já me fez pensar que é desta que vou tomar a vacina da gripe. Cá em casa todos os anos temos a mesma dúvida e este não está a ser excepção. A minha mãe, por já ter uma certa idade, toma desde há muitos anos e não passa sem ela. Já me pediu, inclusive, para marcar consulta com o seu médico, para lhe passar a receita e ela poder encomendar na farmácia, uma vez que a data prevista para a sua chegada, foi dia 1 de Outubro. Vou aproveitar a ida das Cs ao pediatra, na próxima semana, para falar com ele sobre este assunto também, pois as aulas já começaram e como todas nós mães sabemos, é sempre a partir dessa data que as gripes e constipações dão o ar da sua graça. Não me apetece mesmo nada, começar as noites em branco com miúdas cheias de febre sem conseguirem dormir.

Já agora, fica uma dica para quem já está a desesperar com a espera e as filas nos centros de saúde para serem vacinados (atenção que crianças, idosos e pessoas que sofram de doenças respiratórias e outras, têm prioridade), as farmácias também podem dar a vacina e é sem dúvida muito mais rápido.

Eu sei, não apetece nada pensar já nestas doenças de Inverno, mas como esta é a altura ideal para a vacinação, a Organização Nacional de Saúde agradece a nossa ajuda para vos alertar para a importância desta vacina.