Viagens – Amesterdão

4 Janeiro , 2016

Amesterdão vai ficar para sempre na nossa memória, pela viagem romântica, divertida e cultural que fizemos para iniciar este novo ano de 2016. Vai ser por isso um primeiro post do ano muito especial.

Amesterdão é sem dúvida uma cidade must visit mesmo para quem não fique encantado. Eu acho linda de morrer e de lá trazia uma daquelas casas típicas que existem ao longo dos canais. Apaixonada pela arquitectura, pelo pé direito, tectos trabalhados e o à vontade de terem tudo escancarado para todos poderem ver. Casas lindas, com decorações de sonho mesmo à vista de quem quer parar e olhar, porque quase nenhuma tem cortinas fechadas.

Uma cidade que só conheço no Inverno e que ainda quero visitar cheia de sol e chinelos no pé. Uma cidade pequena mas com tanto para ver e fazer. Foram 3 dias e meio muito intensos e com muitos km nos pés que valeram cada canto e recanto novo que conheci (ainda não foi desta que me aventurei nas bicicletas, mas ainda vou ser capaz). Muito obrigada pelas dicas de sítios e restaurantes foram excelentes e mostraram tantas coisas que ainda não conhecia e achei tão mais interessantes!

Dicas TOP:

Museus a visitar vai do gosto de cada um, nós fomos ao Rijksmuseum e adorámos a manhã de cultura que lá passámos entre obras de arte, quadros e porcelanas.
Para quem gosta de Van Gogh este museu fica mesmo ao lado e também ouvi dizer muito bem dele (comprem os bilhetes pela net, poupam muito tempo de filas, mas atenção o ideal é ser o bilhete com hora marcada).
Existem sempre exposições de fotografia muito boas no FOAM. Para os amantes vale a pena uma visita.

Não podem perder a zona das 9- Streets, sem dúvida a zona com os restaurantes e com as lojas mais giras e cheias de pinta da cidade (muito mais interessante que aquelas ruas típicas e mais comerciais com tantas pessoas que até eu fiquei sem vontade de gastar um tostão).

Restaurantes que adorei conhecer e outros que tive pena, mas o tempo foi pouco para os experimentar.
Envy, Bo Cinq, Café de Paris, Moeders, Guts&Glory
Para quem não gosta de nada marcado existem imensos bons espalhados por toda a parte, basta estarem em sintonia na cozinha que querem experimentar. Nós fomos também a um indonésio e a um mexicano e adorámos, claro.

Para um bom vinho e umas boas tapas o Vyne é paragem obrigatória.

Têm de ir ao bairro do Pijp, um bairro boémio, com uma onda muito cool e com um mercado que vale a pena conhecer, o Albert Cuyp Market.

Para os resistentes (eu não fui) há o Jimmy Woo para uma noitada de dança e copos.

Obrigatório também fazer, um passeio de barco pelos canais. Para mim a melhor hora deste programa, é o final do dia (apanhar um pouco de luz e terminar com a noite e as luzes acesas é muito mágico). Para quem gosta de um bom vinho comprem uma garrafa e levem com voces, são tchim-tchim que nunca mais esquecem. Existem muitos barcos e pontos de venda, os mais giros são os que podem ir lá fora, nem que seja para a foto da praxe.

Mercado das flores, paragem obrigatória e um “passeio” pela Red Light District também.

Esta é uma cidade para quem gosta de correr. Levei roupa e não corri (um dia se tiver coragem explico porquê). Parques lindos e ruas todas direitas, melhor não há.

O hotel,  escolhi um NH central e sossegado na zona dos museus (é fundamental estar central para se aproveitar ao máximo TUDO, mas não um central no meio da confusão, fica o conselho de quem não gosta de muitas enchentes).

Acho que não me esqueço de nada, mas duvido que quem vá não descubra coisas novas, spots fantásticos e uma experiência que jamais irão esquecer, porque está é sem dúvida uma cidade mágica com muito para oferecer e se vocês se deixarem levar é ainda mais gira de conhecer.

Nota má da minha viagem – não vamos falar de compras porque esta foi mesmo a única coisa que não consigo entrar em consenso com o meu marido. Não trouxe quase nada do tanto que podia ter trazido. (próxima viagem tiro uma tarde só para mim).

Em Amesterdão…

Dias maravilhosos a dois, dias sozinhos que fazemos questão de continuar a fazer, porque é tão bom ter com quem deixar as Cs para namorar e viajar. A essas pessoas um grande obrigada.
O presente que já está cá em casa exposto e nos vai trazer sempre boas recordações destes dias e desta viagem.
Bom ano novo para TODOS.
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos