Sopas de Verão

24 Agosto , 2016
Cá em casa somos todos fãs de sopas frias, principalmente os mais velhos. Elas comem-na quente quer seja Inverno ou Verão e adoram, o que é meio caminho andado para refeições sempre saudáveis que alimentam durante todo ano. Nesta altura gosto muito mais das frias e cada vez faço mais vezes para tornar os jantares leves, mas ao mesmo tempo apeticíveis e saborosos. 
Hoje foi dia de ir às compras e as meloas fizeram-me logo apetecer aquela sopa meio doce, meio salgada que sabe tão bem. A primeira vez que experimentei sopa de meloa, foi há cerca de 10 anos no casamento da minha amiga E. e desde aí faço sempre que me lembro, sempre que as meloas têm aquele sabor “verdadeiro” e doce. Tenho seguido a receita dos Cinco Quartos de Laranja (a única diferença é que a maior parte das vezes não uso a água com gás e acrescento um bocadinho de cebola frita) e até agora sempre saiu bem, todos gostam e pedem para repetir.
Gaspacho há sempre os de pacote, que  todos os supermercados têm e acho quase tão bons quanto os caseiros que ainda não arrisquei a fazer. Sem dúvida a sopa que como mais vezes, mesmo em pleno Inverno.
Desde que fui ao Bairro do Avilez que o gaspacho de cereja (um dos pratos que já havia no Belcanto e eu não tinha experimentado) não me sai da cabeça e só penso no dia de lá voltar para voltar a comer ;)

O jantar está na mesa…

Sopa fria de meloa com presunto crocante e cebola frita 
(é agora que algumas das seguidoras pensam que pirei :) bebo sumos de espinafres ao p. almoço e faço sopa de meloa para jantar ), não fiquem ofendidas mas tinha de brincar :)

Gaspacho (de pacote)
Próxima experiência a de beterraba que também me parece ser uma das que vou gostar, para não falar da cor que elas vão ficar fascinadas.
Por aí há para a troca?

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos