… Síndrome de Asperger

15 Outubro , 2012

Defender as crias com unhas e dentes é uma expressão usada mais para os animais eu sei, mas por vezes é tão bem aplicada também a nós…
No sábado, quando a C. pequenina tirou as meias e ficou com as pernas e os pés descalços na praia, para nós é mais que normal, ver o angioma e por isso nem me lembrei do “trauma ” que iria causar  a quem passava. Que parvas e anormais são as pessoas que nem disfarçam, e até viram a cara depois de comentarem com quem vai ao lado, para verem melhor e poderem ter assunto para a próxima hora.

É nestas ocasiões que apetece dizer:
– Que foi nunca viu? É um angioma, não se pega e não faz mal estar ao pé…mas dá para não olhar com cara de nojo? É um bebe que não precisa crescer a ter de esconder, nem a ter de ficar envergonhada ou  
inibida só porque tem um sinal diferente do normal.

Agora percebo algumas mães, quando por vezes no jardim pegam nos filhos, e os levam bem apertados, para que se sintam bem protegidos e muito, muito amados. Ter algo diferente, não torna uma pessoa diferente, não tem que fazer senti-los diferentes como se fossem uns ET, ou como se tivessem uma doença contagiosa.

Por isso, pais e mães desatentos, aqui fica um aviso para que não volte a acontecer, ou pelo menos cada vez menos, o que vi a semana passada acontecer a uma mãe, de quem morri de pena e a quem quero dar todo o meu apoio.
O síndrome de Asperger existe e muito mais do que talvez desejássemos que existisse. As crianças que sofrem deste síndrome  têm comportamentos mais egoístas talvez, são pouco sociáveis, nem sempre se riem ou querem brincar com outros meninos, mas não é razão para terem de se afastar, terem de ouvir que menino malcriado e antipático, terem de perguntar várias vezes se é surdo…um horror o que assisti, uma pena e tristeza para uma mãe que apenas quer levar o filho para brincar no parque, que tenta proporcionar-lhe uma vida normal, e que como todas as mães quer ver o seu filho feliz.

Pensem duas vezes antes de fazer caras feias, antes de olharem com desprezo, antes de tantas coisas evitáveis…não atire pedras porque todos temos telhados de vidro, e quem sabe um dia não é você a ser alvo dessas caras e dessas palavras que magoam e fazem tantas mães chorar…
Se fosse essa mãe, acho que tinha deitado as unhas e os dentes de fora e aquele pai tinha ido marcado para casa…

Para todos os que querem ficar a saber mais sobre o que é o Síndrome de Asperger, de forma a evitarem juízos de valor, deixo aqui um artigo interessante para ler, e mais outro aqui, e este que adorei conhecer aqui.

…no fundo, e sem ser no fundo o que todas queremos é ver os nossos filhos felizes a brincar com amigos ou a brincar sózinhos…mas felizes.

Um post dedicado à P. e a todas as mães que têm um filho com este síndrome, que já foram, tantas vezes a chorar para dentro, pelo mau estar criado por pessoas parvas e incultas.

ps – …desejosa de ir ao IKEA comprar estas luzes e copiar esta ideia que adorei com a gaiola que tenho a decorar a sala. Ideia gira e nada perigosa para crianças pequenas como as Cs. que adoram mexer em tudo.

ideia que adorei tirada do Pinterest daqui

pss – … outra ideia gira, para quem é fã de gaiolas como eu, desta vez para o quarto das miúdas  O papel é um amor e podem encomendar à Maria Lorena, em Lisboa e na Winkie para as meninas do Norte. O papel de parede num quarto faz toda a diferença, eu arrisquei e amei o resultado. Lembram-se do quarto das Cs? Revejam aqui.
Sou só eu que gosto ou há mais alguém?

mais ideias giras podem ver aqui

Boa semana!

Cacomae no facebook AQUI e no Pinterest AQUI