Rescaldo das férias…

12 Agosto , 2013

Duas semanas cheias de novidades, de curiosidades e tantas histórias giras para contar de três miúdas (este ano ainda é mais duas, porque uma comia e dormia, dormia e comia) que são o melhor do mundo. Se temos sorte? Somos uns sortudos, porque não temos, uma, não temos duas, mas sim três filhas que fazem as nossas delicias e enchem e bem os nossos dias.

Como rescaldo destas férias temos coisas positivas, outras negativas e algumas mais ou menos, vou contar algumas, as mais importantes e que podem ser úteis para outros pais, como nós:

  • Chucha
A C. pequenina era viciada em chucha. Passava o dia com ela na boca e apesar de eu saber que no colégio ela só a usa para dormir, em casa se não a tivesse era uma choradeira enorme e nas férias birras e fitas dessas, não please, queria, tinha. Ela era tão, mas tão viciada que nem nos saltos e mergulhos na piscina ela a largava ou deixava cair da boca. Era comentada por todos que reparavam nela. Dava vontade de rir e eu ri algumas vezes a ver a cena, mas também me preocupava,  porque por ter sempre a chucha na boca, falava muito menos. Era uma preguiçosa muito trapalhona, que conseguia tudo, bastava apontar.
Uma manhã acordei, já estávamos na Galiza, e decidi, vou tentar, ela vai ter de largar a chucha. 
Com ela ao colo fui à janela e fingi atirar a chucha. Depois disse-lhe
– Olha Conchinha, o cão levou a tua chucha para dar aos caezinhos bebés. Eles são como a Caetana, muito pequeninos, precisam dela mais do que tu, não é? 
Como olhou para mim com uma cara muito triste, não resisti a tirar-lha por completo, e disse
– Não fiques triste eu vou pedir para trazer à noite, está bem?
– Chim, disse ela ainda meio sem saber o que pensar.
Correu melhor do eu e todos pensámos. De vez em quando pedia, mas bastava dizer-lhe que o cão só trazia à noite que não voltava a pedir. Nem para a sesta da tarde ela precisou mais. O máximo e um verdadeiro passo à frente, afinal ela ainda nem 2 anos tem. Se passou a falar, nem imaginam a diferença. Já diz Tota, Tana e Chinha (os nomes das três) e sim falava várias vezes na Beba (a professora) e na Zé (a babá). As frases aumentaram e as “conversetas” também. Um amor!
  • Fraldas
Se na chucha avançámos, nas fraldas retrocedemos. Ohhh, eu sei E. que não devíamos ter voltado atrás, depois do vosso esforço no colégio, mas estar sempre preocupada se fazia xixi ou cocó pelas pernas abaixo nos locais mais impróprios, não foi mesmo o que mais me apeteceu, confesso. Mas nada que esta semana não venha a melhorar. Com a sua querida babá, com quem está esta semana de férias, tal é a adoração delas, uma pela outra, os treinos devem estar a ser intensos e quando chegar estarei com novas forças para não desistir. Prometo.
  • Natação
A C. grande é uma verdadeira adepta da água e dos desportos que nela pode fazer. Não sabe nadar, mas está desejosa de aprender. Ficou tão ofendida com um menino que gozou com ela porque não sabia nadar, que passou os dias a pedir para lhe ensinarem. É de ideias fixas e tem imensa força de vontade. Em duas semanas, já nada com apenas uma braçadeira e está toda contente. Aulas na piscina tenho a certeza que este ano vai ter, porque 4 anos, quase 5, já começa a entender e a perceber o que lhe vão pedir para fazer. Andou com 2 anos e não correu muito bem, mas agora acho que vai adorar e o mais importante, acho que vai aprender.
  •  Loira inglesa
Somos 3 morenaços, uma loirinha careca que mal saiu da alcofa, logo não conta e por causa da C. grande, no Algarve, todos falavam connosco em Inglês, acham normal? Eu sei que ela dá nas vistas, mas então e nós? 
  • Chantagens
É verdade, já disse mas repito porque apesar de achar que não têm de fazer o que digo e faço, podem parar para pensar se devem ou não fazer igual. Utilizar uma outra chantagem nas férias com os mais novos ajuda a menos irritações, de nós grandes, a menos castigos e a menos chatices. Não devia ceder! Sim eu sei que não, mas se posso contribuir para que as férias corram melhor, porque não? Dias não são dias, e se para poder ter uns minutos a mais de sossego e boa disposição, tenho de fazer chantagem em troca de um gelado, de uma hora a mais a ver televisão, ou outra coisa que sei que gostam bastante, porque não? De volta à cidade, os castigos irão voltar, aliás já voltaram, por isso se acharem que dias de qualidade são sinal de um bocadinho menos de regras (claro que existem as inquebráveis, mas não são dessas que falo), utilizem que não se vão arrepender. Eu pelo menos, não me arrependo nada.
  • Cólicas
Ora aqui vamos voltar a um tema sempre tão comentado e cheio de teorias tão diversificadas. Pois é, minhas queridas adeptas de que quem dá de mamar pode comer de tudo, eu fui a prova de que nem pensar. Pelo menos comigo isso, infelizmente, não funciona. Chegar a Espanha e não atacar os churros, as tortilhas o presunto e os petiscos fantásticos que nuestros hermanos têm sempre em qualquer refeição, é um pecado difícil de resistir. Logo, pensei nas que diziam e afirmam, que se pode comer de tudo. Eu comer comi, mas dormir é que nem uma hora nessa noite, porque a Mini C. rebolava e só chorava com cólicas. Aprendi a lição. Comida, só saudável e que saiba não lhe fazer mal. Passar uma noite em branco e ter mais duas miúdas cheias de energia durante um dia inteiro, é deitar qualquer campeão por terra e eu caí redonda. Que sorte e inveja de quem realmente come de tudo e não faz qualquer cólica aos bebés, porque as minhas sofreram e muito, e com elas nós também, porque choro de cólicas, deixa qualquer mãe e pai à beira de um ataque de nervos e irritação. Imaginem sem dormir…

  • Creme
Uma das coisas que mais falta sinto do tempo sem filhos, é do tempo calmo, sem pressas e sem ouvir chamar mãe, mãe, mãe, que tinha para me besuntar em cremes. Verão pede pele hidratada e sempre reluzente, cheia de creme. O ritual que tinha todas as manhãs e noites é cada vez mais difícil e eu, confesso, tenho mesmo saudades desses 10 minutos, just me& my beauty. Vocês conseguem?
Rescaldo de coisas boas…
porque as férias são para recordar só coisas boas, certo?
imagens daqui
ps – Depois das duas semanas de férias (que bom pensar que ainda falta mais uma para gozar fora daqui, das rotinas do dia à dia, porque afinal férias é mesmo mudar de ares, de casa e de vistas), depois de um mês e 10 dias de ter sido mãe pela terceira vez, nada como pensar de novo em exercícios que ajudem a recuperar o peso de antigamente. Vou fazer aqui uma confissão de forma a que ao torná-la pública me obrigue a atingir a meta mais rápido e com mais vontade. Digamos que vocês serão o empurrão que falta e quem me irá, chamar a atenção se saltar fora da linha, boa? Então cá vai, já perdi 12 kilos desde que a C. mini nasceu, mas o pior é que ainda me faltam 13kg para chegar, pelo menos aos 60kg. É imenso e com quase 40 anos, vai ser difícil, mas eu estou cheia de vontade de conseguir. A C. grande no outro dia disse-me que estava com 3 barrigas, por causa das pregas que estava a fazer sentada. Até corei…
Primeiro passo: Comida saudável e quase zero asneiras, porque estou a dar de mamar, ou seja não faço dieta, mas também não como porcarias para evitar as cólicas nela.
Segundo passo: Correr 3x na semana. Hoje foi o primeiro dia e consegui correr 18 minutos. Não é muito, mas nem imaginam a dor que fiquei nas pernas, fiquei KO. Hoje tive a companhia do H. que correu a empurrar o carrinho e a C. grande que adorou o programa. Para ela foi uma animação.
Em casa uma serie de pranchas (os abdominais que a minha querida professora preferida aconselhou e outros que não sei o nome) que irão ajudar a tirar o resto da barriga que ainda não saiu e as idiotas das banhas laterais.
Assim todas as semanas à segunda feira, virei aqui dizer quanto estou a pesar, sem mentiras, nem arredondamentos. Vocês terão de fazer o vosso papel, combinado?
Peso dia 12 Agosto- 73kg
a t-shirt star da Fantasylandstore para algum estilo, mesmo a correr
E vocês quando retomaram os exercícios?
pss – depois de uma corrida ver este  post delicioso, fez-me ter desejos, mas um grande desejo mesmo, de comer estes figos. Querida S. diga lá onde posso comprar figos, em Lisboa, com esse aspecto.
às nove no meu blogue, um blog que adoro de paixão…
Vejam Cacomae também AQUI e AQUI