O bolo de limão

11 Março , 2019

Mais um bolo delicioso…mas desmanchado e torto!!! Não vou desistir, mas este jeito para a cozinha está difícil de apurar ;) Valeram as muitas mensagens que recebi no Instagram com dicas e sugestões para que da próxima corra melhor.

Porque imagino que não sou a única desajeitada vou partilhar muitas delas, quem sabe não ajuda a melhorar por aí também.

A mensagem que mais recebi foi a dizer que a Bimby é a solução ;) Com ela acabam-se as claras mal batidas, mas…pergunta de quem não tem. Usam o mesmo recipiente para as comidas e os doces? Faz-me alguma confusão os cheiros dos refogados com o resto, por isso digam lá como fazem e matem a minha curiosidade nesta parte.

Antes de continuar e para quem não viu nos stories do fim de semana passado, fiz um bolo de limão que para além de ter ficado cru (depois não ficou porque voltei a colocar mais tempo no forno), as claras não cresceram e ficou mal desenformado. Tudo o resto, que por acaso é o mais importante logo depois do aspecto, estava bom, aliás, estava delicioso e fez-me ser eleita uma óptima mãe na mesma ;)

Alguns truques que recebi para as claras subirem (para além de ter uma bimby), usar ovos à temperatura ambiente, batê-los num recipiente de vidro e deitar umas pedrinhas de sal.

Outra das dicas que vou usar numa próxima vez, fazer uma receita de bolo que não tenha claras em castelo, porque há vários bolos deliciosos feitos com ovos inteiros, o que no meu caso ajuda de certeza.

Há anos que tento fazer bolos e não saem como gostava. Muitas vezes nem cresciam porque abria várias vezes o forno para espetar o palito quando queria ver se estava cozido. Nos fornos antigos isso não era aconselhado, mas nestes novos com ventilação isso já é possível fazer e se eu o tivesse feito teria percebido que não bastavam os minutos que dizia na receita.

A receita que segui foi esta e estava mesmo muito bom, quanto ao resto…vou continuar a praticar :)

Um imperfeito perfeito aos olhos das minhas filhas mais queridas!

Usei produtos que me lembro sempre de ver em casa da minha mãe para os bolos

Miúdas a ajudar desde que mudámos de casa e temos esta ilha, é uma constante na cozinha. Um dos maiores desejos delas  foi realizado. Tão bom!!!

Quem também acha esta a melhor parte de fazer bolos?

As pegas giras que perguntaram são do Peixinho do Mar (há vários padrões)

Até o chocolate derretido em banho Maria eu fiz…mas ficou tão feio (ainda mais feio) que nem fotografia tirei no final.

 

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos