Férias de Verão : Lousã

8 Setembro , 2022

Mais um destino, mais uma região linda do nosso país. Nunca tinha estado na Lousã e fiquei apaixonada por tudo. A beleza natural desta região é tão, mas tão bonita que apetece guardar para sempre na nossa memória e para isso uma boa máquina fotográfica é fundamental (tenho de voltar urgente às fotografias de máquina e não apenas de telemóvel, porque na hora de fazer os posts no blog a diferença e definições são muito grandes). O hotel onde ficámos ajudou e muito a que este destino esteja no top dos meus favoritos e onde quero voltar com o H, que desta vez não pode ir connosco.

Os dias que escolhemos para conhecer a Lousã e o novo Octant -Lousã, (do grupo Octant hotels que podem ver aqui), foram provavelmente os mais quentes deste Verão, com temperaturas de 46º. O risco de incêndios era tão alto, que muitos dos percursos que levava escolhidos para fazer, não foram possíveis. A verdade é que nem isso nos impossibilitou de conhecer um pouco desta zona e ficar completamente encantadas (miúdas inclusivé) com tudo o que fizemos e vimos.

O hotel é para além de muito bonito e nos fazer sentir verdadeiras princesas dentro de um palácio real, um hotel moderno com muitos pormenores e detalhes que fazem a diferença nos dias de hoje. Bem vindos ao Palácio dos Salazares.

Para começar tem a possibilidade de podermos tomar o  pequeno almoço à hora que quisermos, sem qualquer restrição de horário. Depois permite o que as miúdas mais amaram, que são os banhos nocturnos na piscina (quer exterior, quer interior). Com o calor que esteve e as noites quentes que apanhámos, nem eu resisti ao programa. Podem pedir bicicletas para passeios, podem marcar massagens e relaxar na piscina interior (que é nova e está espectacular) e podem aproveitar os recantos que existem no jardim para uma boa leitura e descanso. Têm ainda vários jogos de tabuleiro.

Adorei as refeições que fizemos no hotel, com um menú simples, mas delicioso, feito com produtos da região e claro que o worshop que fizeram na cozinha para os miúdos, as deixou umas verdadeiras experts de crepes ;)

Há muitos lugares que são um must have para visitar, como as aldeias do Xisto, os passadiços do Cerro da Candosa,  os vários rios e cascatas óptimos para refrescar com mergulhos, o castelo, o museu que fica mesmo junto ao hotel e alguns restaurantes, que são verdadeiras tentações gastronómicas.

Agora vejam com os vossos olhos se não é um destino tão maravilhoso para conhecer?

Quantos ficaram com vontade de marcar uns dias no Octant – Lousã?

(completem este post com os destaques do meu Instagram porque lá têm também tudo sobre este dias)

Dos hoteis mais bonitos onde já fiquei, com salas e tectos pintados e recuperados de uma forma extraordinária.

Chegámos e fomos directas às aldeias do Xisto, onde almoçamos. Guardem este nome, Talasnal ;)

Os mergulhos no rio , Nossa Senhora da Piedade, junto ao castelo.

Acabar a tarde na piscina ;)

Os Coctails ;)

Os mergulhos à noite na Piscina não faltaram…noites muito quentes ;)

Caiu podre na cama.

Acordar cedo para um treino ali mesmo no quarto ;)

O pequeno almoço é de sonho ;)

Tentativa de fazer os passadiços, mas o calor era tanto, tanto (como vão perceber nas caras delas nas fotos mais abaixo) que foi impossível e não fizémos nem 1/3.

Desesperadas …ahahah

Procurar e encontrar um dos lugares mais bonitos para nos refrescar, Serpins.

A tarde só podia ser passada num lugar fresco. Visitámos o Museu Álvaro Viana de Lemos.

Aproveitei e marquei uma massagem enquanto elas ficaram na piscina, como adoram.

Para essa tarde o worshop de crepes com a chef..todas com a mão na massa e a receita (com truque) no final.

Antes de jantar, leitura…

…jogos

Prontas para jantar no hotel

Deliciosos estes croquetes.

Nem eu resisti ao banho na piscina à noite.

Outro ponto forte deste grupo…permite levarem os vossos cães.

Yoga pela manhã

Passeio de bicicleta com elas…

Aproveitar a manhã para uns mergulhos na piscina interior que elas ainda não conheciam.

O desafio do tanque com a água gelada ;)

Última descoberta, último paraíso antes de partir ;) Praia Fluvial da Bogueira

Antes do regresso , visitámos a lojinha do hotel para as compras de presentes.

Adeus Octant – Lousã, até breve!

Sem dúvida um destino lindo, com muito para explorar.