Eu não dei de mamar à Conchinha e não me sinto menos mãe por isso

21 Dezembro , 2015

Faz mais ou menos hoje 4 anos que apanhei um dos maiores sustos da minha vida com a Conchinha. Ela tinha dias, eu estava obcecada que tinha de dar de mamar, a minha cabeça não parava de pensar na Carlota e na melhor forma de ela não sentir a chegada da irmã e as hormonas de uma mãe com um bebe recém nascido, a darem conta de mim.
Ainda hoje me pergunto como é que não percebi que a Conchinha não estava a mamar e não estava a ser alimentada. Foi o H que estranhou estar tão apática e sem qualquer reação. Fomos de imediato para o hospital e foi lá me disseram que ela estava a ficar desidratada e tinha perdido muito peso. Deram logo suplemento e avisaram-me que tinha mesmo de a alimentar, fosse de que maneira fosse. As enfermeiras amorosas tentaram mais uma vez explicar as posições correctas para a colocar, a forma como devia pegar na maminha, que estivesse relaxada e que tudo iria correr bem. Caso não resultasse o leite artificial é cada vez melhor e uma solução igualmente boa nestes casos.

Fui para casa e claro, tudo voltou a correr mal. Eu continuava ansiosa, não conseguia estar relaxada e não conseguia que ela pegasse bem na minha maminha. Tentei, a sério que tentei.
Há coisas e decisões que tomamos que não deviam ser tão julgadas. Ninguém é menos mãe ou pior, por não dar de mamar, seja porque razão for.

Nunca achei que por dar biberon não estava a criar elos de ligação. Ela estava ali,igualmente, juntinho a mim, a única diferença é que não tinha a boca na minha maminha. Que o leite da mãe é melhor, que as vantagens são muitas, é verdade e devem ser muito bem ponderadas as decisões de não dar de mamar. Mas são decisões que cabem única e exclusivamente a cada mãe e ninguém as devia julgar ou devia fazê-las sentirem-se mal.

Dar de mamar é sem dúvida o melhor para os bebés, mas se não derem não pensem que eles vão ser bebes doentes, bebes sem protecções, bebes com problemas. Não são mesmo e muitas vezes não dar de mamar é mesmo a melhor solução. Cabe a cada mãe decidir o quer fazer.

A Conchinha com um mês

Apeteceu-me escrever este post, para as mães que neste momento não se sentem bem a dar de mamar…

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos