Dores de crescimento

25 Agosto , 2016
Quando temos 3 filhos achamos que estamos preparados para tudo. Com o último, vamos dando palpites de doenças e achamos que identificamos logo manias e hábitos comparando com os outros dois. Cá em casa confesso que mesmo sabendo que não devia fazê-lo, é mais forte que eu e volta e meia lá sai um palpite e uma comparação. Desta vez o tiro saiu-me ao lado e fiquei à nora com as duas últimas noites de choro aflitivo da Caetana. 
Na primeira achei que a culpa era das melgas, tal era o estado das pernas dela cheias de picadas. Andei de sapato na mão e olhos bem abertos para acabar com o insecto que me deixa os cabelos em pé, mal oiço aquele zumbido irritante junto dos ouvidos. 
A segunda noite, depois de as ter barrado com repelente, já achei estranho tanto choro e a forma horrível como gritava de dor. Agarrada às pernas, sem posição e cada vez mais chorosa, até a mim me deu vontade de chorar por não conseguir fazer nada e por perceber que alguma coisa a estava a incomodar e eu não conseguia perceber o que era. 
Massajei e senti as pernas tão, mas tão tensas que pareciam pedras. A minha mãe lá se lembrou que também nós passámos por isso e eram as chamadas dores de crescimento. Acalmou com o Benuron e acabou por adormecer. Esta é aquela fase que a dor aparece ao cair da noite (se persistir durante o dia é mais preocupante, coisa que não tem acontecido), pode durar alguns dias, pode ir e voltar e tem alturas mais chatas que outras. 
As chamadas dores de crescimento, aquelas que os médicos não conseguem atribuir a nada de especial, tal como as febres quando aparecem os dentes. 
Esta é mais uma daquelas coisas chatas que alguns miúdos passam e nós mães ficamos com o coração apertado só de olhar para o sofrimento deles.
Para já nada mais há a fazer, massagens durante o dia, paciência e mimos à noite. 

A noite começou péssima mas acabou numa manhã calma de sono profundo
Não me lembro nada de ter passado por isto com as outras duas. A vocês já vos aconteceu?

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos