Dias com Mafalda…

20 Abril , 2013

Já aqui disse algumas vezes que não adoro cozinhar, mas o que aqui não disse nunca, é que adoro imagens de culinária. Adoro não pela comida em si, mas pela foto, utensílios e cor dos alimentos…Há uma grande cozinheira, de quem sou fã, que para mim é quem tem as fotos mais giras, quer das suas receitas, quer das suas roupas que são sempre giríssimas (muitas delas Vintage Bazaar) e fazem dela das chefes e mães com mais pinta que conheço.
Muitas vezes, só de olhar para as suas ideias de receitas, fico cheia de vontade de ir para a cozinha e tentar fazer igual…mas depois, falta-me o jeito, falta-me o gosto, faltam-me os ingredientes sempre frescos que usa e as suas loiças que acho lindas. Adoro Bordalo Pinheiro e Costa Nova, e sim, também adoro o serviço que tenho e que me foi oferecido durante anos (hoje em dia agradeço do fundo do coração cada prato e travessa que a tia C. me dava nos anos e no Natal, mas na altura só me apetecia parti-los e perguntar-lhe o que raio pensava ela que eu ia fazer com aquilo…foram anos assim, de raiva misturada com disfarce de agradecimento, que hoje em dia dou imenso valor e me orgulho de usar quando temos um jantar ou um lanche especial). Adoro os panos de cozinha que usa e a cor da cozinha dela, é a minha paixão.
Aqui fica um exemplo de uma mãe cheia de pinta e talento que aposto o H. não se importava que eu copiasse e até agradecia que me ensinasse algum do seu gosto pela cozinha, pelos tachos e pelas panelas, e claro me fizesse gostar de cozinhar aqui em casa.

Dias com Mafalda, a página que não podem deixar de visitar todos os dias, porque as dicas são sempre deliciosas….

uma mãe gira e com pratos sempre deliciosos, que dão vontade de devorar. E estas fotos não são o máximo? Tenho ou não tenho razão…

Prometo ficar atenta ao próximo workshop que ela fizer e inscrever-me. E vocês todas, adoram cozinhar?

ps – uma receita da Mafalda que cá em casa todos gostamos (incluindo as Cs.):

Sopa de tomate:

Sopa de tomate com ovo escalfado

Serve 4 a 6

Azeite, qb
1 cebola, picada
4 cenouras, descascadas, cortadas aos pedaços
2 paus de aipo, picados
1 abóbora manteiga media, descascada, sem sementes cortada em pedaços
2 latas de tomate pelado
6 a 8 chávenas de caldo (legumes, carne..)
folhas de manjericão, qb
4 ovos
queijo parmesão ralado, se desejar

Aqueça o azeite numa panela grande em lume médio. Refogue a cebola até começar a ficar transparente. Junte a cenoura e saltei por 2 minutos. Junte o aipo, cozinhe por mais dois minutos. Adicione a abóbora e o tomate pelado. Misture bem. Junte o caldo e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe levantar fervura e cozinhe por 20 a 30 minutos, ou até os legumes ficarem bastante moles.

Deixe a sopa arrefecer ligeiramente, e bata a sopa num liquidificador até ficar bem cremosa. Prove e se necessário ajuste o tempero.

Escalfe os ovos, a gosto, numa panela com água a ferver com uma colher de chá de vinagre de vinho branco.

Sirva a sopa em tigelas com um ovo escalfado dentro de cada uma. Polvilhe com folhas de manjericão e parmesão se desejar.

uma sopa de tomate que sai sempre bem e faz as delicias de todos cá em casa, já experimentaram esta receita tirada dos Dias com Mafalda?

pss – e mais um fim de semana com o tempo que gostamos e já estávamos a precisar. As cores cá em casa já se começam a notar e as Cs. de tão cansadas com tantas brincadeiras na areia e na água dormem ainda melhor, quer dizer, até mais tarde pelo menos, o que tem sido maravilhoso.
Dias que adoramos passados na praia, jantares com amigos e conversas animadas porque dias assim tristeza não entra e má disposição também não.

miúdas divertidas que adoram fazer cabanas na praia e brincar até mais não…
os fatos de banho que amei são Azul Inglês e a Touca é C and F newborns, o que continua a ser a melhor opcção para a C. pequenina com 1 ano e 4 meses, pois não a tira da cabeça além  de ficar um amor…

psss – para quem não sabia, como eu, mesmo grávidas podem ser dadoras de medula óssea e foi o que fiz este fim de semana para tentar ajudar o Rodrigo, e outros meninos que estejam na mesma situação, porque em nome dele, fomos todos inscrever-nos na base de dados que poderá ser usada por muitos mais na mesma situação.
Pois é uma picada e já está, nós grávidas iremos ficar na base de dados mas apenas ficamos disponíveis após o nosso bebé fazer 1 ano, mas ficamos e nunca mais teremos de voltar a dar, pois esta base de dados fica para sempre.

Vejam Cacomae também no facebook AQUI