Será mesmo só cansaço?
A anemia é uma doença tão presente e tão comum que muitos de vocês a podem ter e julgam apenas que andam cansados, sem energia e sem forças para um simples atravessar da rua a correr, pensem nisto, será mesmo só cansaço? Eu já tive anemia e sei bem o tempo que demorei a ir ao médico. Não tinha energia para me levantar do sofá, não me apetecia fazer nada que fosse preciso um pequeno esforço e a minha pele estava branca (era mais transparente) como nunca a tinha visto. É fácil de tratar, é fácil de passar mas há que tomar providências logo nos primeiros sintomas. Sabiam que nós quando estamos grávidas temos uma enorme tendência para a ter e por isso os nossos médicos nos receitarem ferro?
Estas e muitas mais informações importantes vão ser dadas esta terça feira, dia 8 de Setembro, em Lisboa, pelas 11h da manhã por especialistas e pessoas que nos irão falar muito mais coisas importantes que podemos e devemos saber sobre este assunto, para além do rastreio que poderemos fazer (uma simples picadinha no dedo, feita por técnicos credenciados). Eu vou lá estar e vou dar a possibilidade de 5 das minhas leitoras (as primeiras 5 que comentarem este post) a virem comigo. Acho mesmo um tema interessante e importante para nós, uma vez que 1 em cada cinco mulheres sofre de anemia e a maior parte nem se apercebe que tem.
Já pensaram que uma das cinco leitoras que vão comigo até pode ter e não sabe?
A anemia é uma doença, não deve ser encarada como uma coisa sem importância, todas deviam fazer e saber que existem rastreios que podem fazer.
- O que é a anemia?
A Anemia é uma condição frequente que ocorre quando há diminuição dos glóbulos
vermelhos ou da hemoglobina, ou seja, quando estes valores estão abaixo do valor de
referência tendo em conta a idade e o sexo.
Esta condição pode, entre outras razões, ser causada por insuficiência de vários
nutrientes como o zinco, vitamina B12 ou proteínas, mas a mais comum (>90%) é
causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropénica.
Quem vem comigo dia 8 de Setembro?
gostava muito de poder participar. Rita Anastácio – [email protected]
Boa noite tb gostava de estar presente. Obrigada. Maria João Taborda email [email protected]
Sei bem do que fala…eu sei que tenho anemia crónica. E sei o k me custa muitas vezes fazer um dia a dia normal ….acredito que por vezes até possam pensar que é preguiça…. Mas o cansaço é brutal, é ter de lutar contra ele para conseguir ir trabalhar, tratar dos filhos, ter a casa minimamente arrumada….gostava muito de ir, mas a essa hora estarei a trabalhar. Pena….:(
Olá Ana, quer levar-me consigo? Bj
Eu tenho posso ir?
Também gostava de ir.
[email protected]