Roubar é feio
Roubar é feio e foi das coisas que sinto vergonha de ter feito quando era miúda. Não foi um roubo por aí além, nem teve consequência nenhuma grave, mas admito que fui das que entrou no supermercado e trouxe chocolates sem pagar. Não é uma coisa bonita de contar e não é um orgulho, muito menos um exemplo que quero dar às minhas filhas, daí ter esta semana obrigado uma delas a pagar a goma que comeu às escondidas no supermercado que costumo ir ao lado de casa.
Não vou dizer qual foi, mas a verdade é que mesmo já a tendo avisado que não pode mexer nem tirar coisas sem pagar, ela fê-lo. Uma das irmãs viu e veio contar.
Falei com elas das câmaras que existem, falei que no final do dia os senhores vêem tudo e pedi para no dia seguinte ir ter com a senhora da caixa e dizer o que fez. Sei que percebeu e fez o que pedi. Custou, engoliu em seco e teve a coragem de assumir. A senhora perdoou e pediu para não voltar a fazer.
Acho importante não deixar passar estes episódios para que não tenha vontade de voltar a repetir. Hoje pode ser uma coisa sem grande importância, mas se deixasse passar sem ter feito o que fiz, um dia podia estar a fazer coisas mais graves (foi assim que a minha mãe me fez ver o erro e hoje sei que foi importante para que não voltasse a fazer).
Nem sempre é fácil ser pai e mãe, mas estes episódios fazem-nos perceber que por vezes temos de ser duros e rígidos para que possam crescer com dignidade e com o certo e errado bem definidos e no seu lugar.
Errr…. dizer que não se deve roubar porque pode ser apanhada, porque há câmaras, porque alguém pode ver não é, a meu ver, a melhor razão. Não devemos roubar porque as coisas não são nossas. Quer dizer que se tiver a certeza que ninguém está a ver já se pode roubar? Cada um educa os filhos com os valores que quer. O meu já roubou uma goma e obriguei-o não só a pedir desculpa como a pagar. É que a vida custa a todos e a senhora do supermercado já pagou por essas gomas. Não vive de ofertas… se calhar devia ensinar isso às miúdas.
E disse isso tudo também, não só não podem tirar nada no supermercado sem pagar, como não podem tirar a ninguem coisas que não são suas. Houve mais conversa que não escrevi. Mas claro que acho importante passar essa mensagem ;)
E que me diz dos blogs do ano? Mais um ano e a Ana não está lá, há coisas que não entendo…
Ana fez lindamente na minha opinião.Infelizmente os supermercados põem tudo o que é goluseimas estrategicamente á altura das crianças,e como são crianças tentam a sua sorte (como nós tentámos ).
No meu supermercado as gomas e m&ms a granel estão á altura de um bebé de meses.Claro que os pais são responsáveis pelas crianças bla bla bla mas por vezes tenho que a tirar “a ferros” dessas zonas porque por mais que explique que só é nosso depois de pagarmos ela não percebe como é que aquilo está ali de tão fácil acesso (nem
Eu).
Beijinhos