…regras e princípios
…Cá em casa desde que a C. grande nasceu, tentámos implementar regras e princípios para que ela desde sempre perceba que nem tudo é permitido fazer, que há coisas que têm ser de determinada maneira e que quem manda somos nós…
Regra geral deita-se á mesma hora e essa hora é às 20.30h (confesso que agora que já tem 3 anos e a hora mudou, os dias já são mais compridos e a noite tarda em chegar não está a ser tão fácil…mas vai , com alguma luta e rabugice, mas vai). Se temos um jantar em casa de amigos (normalmente ás sextas e sábados) ou cá em casa, a regra não é aplicada e deixamo-la brincar até cair para o lado de sono ou de birra de sono o que também acontece com frequência…. as regras também são para ser quebradas de vez em quando…
Desde bébe…e agora com a C.pequenina faço igual, durante o dia as sestas são com luz e barulho, ou seja nunca fechei janelas nem deixei a casa em silêncio, porque quero que percebam que há diferenças do dia e da noite….e porque não quero que se habituem a só conseguir dormir sem se ouvir barulho algum… é muito mais fácil, assim levá-las para qualquer lado…não estranham, nem são dificeis.
Também não sou a favor de esconder e alterar tudo em casa porque pode ser perigoso para elas…elas é que se tiveram de habituar que não podem mexer e têm de ter cuidado com determinadas coisas. Mas claro que usei alguns truques de segurança, existem imensos no IKEA, por exemplo trancas de porta, protecção de bicos de alguns móveis, protecção de tomadas… foram alguns dos que usei e vou voltar a usar cá em casa.
As refeições são á mesa e dizer bom dia e boa noite com um beijinho tem mesmo de ser a primeira e última coisa que faz quando acorda e quando se deita, também faço questão e só desculpo em raras excepções, que fale ás pessoas quando chega e quando se vai embora….a educação nunca fez mal a ninguém e a falta dela nestes dias é o que há mais…por isso se poder evitar mais uma para essa extensa lista, vou pelo menos tentar!
Tem de pedir desculpa quando faz alguma asneira e odeio que faça “queixinhas”…mas odeio mesmo.
Fundamental, pai e mãe estarem em sintonia…mesmo que um ou outro não concorde com o que o outro está a fazer ou dizer, á frente delas não pode desautorizar…falamos depois ou noutro lado….nunca podem perceber os nossos pontos fracos…e vão ver que temos muitos…e eles são tão, mas tão espertos que apanham sempre algum!
Miminhos e atenção cá em casa são muitos, porque acho que mimos nunca fez mal a ninguém e que é nesta altura que lhes devemos dar…porque elas merecem, porque elas pedem, e porque nós gostamos de dar!
Estas são algumas das regras e princípios que temos cá em casa e que acho fundamentais para as coisas correrem bem…
Sugestão dia da mãe:
Um livro! Um bom livro, aquele que ela fala que quer, ou um escolhido a pensar na melhor mãe do mundo…e que bom vai ser escolher e comprar na feira do livro que já começou! Pena é o tempo nao estar a ajudar, porque o passeio é giro e as oportunidades que lá existem são imensas!…veja agenda aqui!
ps – …quando a C. nasceu começámos logo a pensar nas alterações que teríamos de fazer no quarto e quando o espaço fica pequeno para tanta coisa, a imaginação e o IKEA são mesmo grandes aliados… vejam como ficou o cantinho das pinturas da C…
psss – …na Av. Roma abriu uma loja de bébe que é um amor…must visit para quem espera ou tem um bébé pequenino…chama-se Dom Roupinho…aqui vai uma pequena amostra:
Essa nova loja é aqui tão perto e eu ainda não a conhecia… Imperdoável!
…eu também conheci por acaso!
vale a pena lá ir, beijinhos
Muitos parabéns! Sig o blog todos os dias! Coisas giríssimas!
Obrigada Raquel…ainda bem que gosta e espero que continue a seguir:)
bjs
Adorei as dicas! Sou tambem mae de duas crianças, e o melhor para crescerem bem é ser tudo ao natural…Penso que serão mais felizes, do que se forem protegidos de tudo. Bom fim de semana. Parabens pelo lindo blog.
Paula
Obrigada…;)e sou dessa opinião também :)
Um beijinho e um optimo fim de semana também ;)