Primeiro almoço de casa
O primeiro almoço no refeitório com a comida que levaram de casa correu lindamente, elas adoraram e apesar do quente não se ter mantido como esperava (culpa minha que também ainda estou em fase de aprender tudo relacionado com esta forma de enviar o almoço), vinham todas contentes.
Ontem foi a Carlota quem escolheu e pediu douradinhos com arroz. Hoje mandei massa de canudos salteada com salmão, o prato escolhido pela Concha e para amanhã vamos fazer folhadinhos de salsicha que elas adoram também, a ideia que a Caetana deu.
Espero continuar com boas ideias e espero que elas vão também dando sugestões de coisas que gostem, já que isso é meio caminho para que tudo continue a correr bem.
Iam felizes no seu primeiro dia de escola, mas sem dúvida que a mais radiante era a Caetana que se achou uma crescida por ter mudado de pátio e estar agora mais perto dos das irmãs (sinceramente, mudar de pátios é o que elas mais gostam no ínicio de cada ano).
Ficaram todas nas salas com as melhores amigas e tirando a primeira reacção da Carlota ao professor que lhe calhou por causa de um castigo que recebeu dele o ano passado (que diga-se passou rápido e à tarde já vinha contente também), ficaram felizes com os professores que vão ter este ano a ensinar. Muito mesmo!
Que bom que é este regresso e que bom que é ver a 3 super contentes e entusiasmadas com mais um ano escolar. Sabem que vão ter que trabalhar e estudar, mas é muito melhor quando isso é feito com satisfação.
Pelo mundo das marmitas…
Erro de primeira vez…não deixei os termos (comprei todos na Cajuar) uns minutos, antes de colocar a comida, com água a ferver ;)
2º erro…aqueci pouco a sopa (tem de ir para o termos bem, mas bem quente para aguentar)
3º erro… como a comida não estava quente, puseram num prato e aqueceram no microndas da escola, por isso devia mandar o tomate numa caixinha à parte ou esquecem e aquecem também ;)
As lancheiras são todas da Maria do Mar e são das mais giras que vi
As mochilas da Carlota e da Conchinha são do Atelier da Tufi e foram escolhidas por elas
A mais feliz e contente e a que mais se achou crescida neste regresso às aulas
Mais um ano cheio de desafios para elas…
…que seja mais um grande ano nesta escola que adoram.
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
As mochilas que escolheram são muito bonitas 😍 especialmente a da Conchinha. Bom ano escolar!
Tanta preocupação com mochilas, lancheiras que de certeza que não precisam, para depois mandar douradinhos e folhados de salsicha.
Um conselho, evite essas comidas. São verdadeiros venenos.
;) Bjs
Bom dia Marta, não acho venenos nenhuns e a verdade é que nesta fase estou mais preocupada que comam do que se cumpre todas as regras da boa alimentação (se bem que para mim esta comida cumpre o que deve cumprir) ;)
Bjs
Vou ter que concordar com a Marta. Para enviar comida pouco saudável de casa, mais vale não ter o trabalho e pagar o almoço na escola. Não digo para nunca comerem essas coisas, que naturalmente gostam as deixam felizes, mas não pode ser todos os dias. Ora, eu escolheria um dia da semana para mandar algo desse género e nos outros fazia comida saudável. Os meus almoçam sempre em casa, mas no fundo é o que fazemos.
Cara Marta, gostaria muito que partilha-se, então, os menus que faz para os seus filhos. Porque este blog é tb sobre partilha, com ou sem juízos de valor…
Obrigada Ana.
Olá Ana! Também sou mãe de três e por agora não seria viável enviar almoço para todos. Seria uma sobrecarga gigante ao final do dia, lavar marmitas e preparar a comida para o dia seguinte (x3). Sei as vantagens, claro que sim, mas impraticável aqui em casa.
As lancheiras são giras mas muito claras ficam rapidamente um nojo ainda mais para transportar comida.
Boa sorte!
As minhas filhas são um bom garfo e adoram comer.
Para a ajudar a ter ideias para as marmitas das C’s deixo algumas dicas do que as minhas filhas costumam levar para os seus almoços na escola:
1) Sopa de legumes; Arroz de lingueirão com salada de alface, rúcula e couve rocha; Fruta (mitilos)
2) Sopa vichyssoise fria; Risotto de Camarão cogumelos e espinafres; Fruta (uvas)
3) Consomé de couve flor; Bife Kobe com fusili “al pesto” e salada; pêra abacate triturada com iogurte e compota de frutos do bosque.
4) Sopa de legumes; Filete de dourada enrolado em alga kombu com legumes salteados; Salada de fruta.
5) Sopa de peixe com; Salada de polvo; Gelatina e banana
Espero ter ajudado com novas ideias para os almoços das C’s. São ideias simples com as sobras do jantar do dia
anterior.
Adoro depois de um dia de trabalho chegar a casa e confeccionar bom jantar para a família. É uma verdadeira prova de amor.
António, não tens nenhum primo/irmão/amigo que cozinhe como tu?
Isso é que é!
Nada a ver com os douradinhos e folhados de salsicha!
Obrigada pelas dicas. Amanha já vou fazer. Vão ficar o máximo nas marmitas top que comprei.
Pode dar me a receita do consomé de couve flor ?
Obrigada pelas dicas . Amanha já vou fazer.
Muito bom!
Olá Ana ;) a verdade é que os termos são uma solução que poucas vezes funciona em manter a comida quente. Durante muitos anos usei esse esquema e os miúdos habituaram se mas as comidas ficam 0 quentes, mesmo. No inverno com o frio é impossível que se aguentem… é pena. Hoje em dia pago a estufa da escola, eles comem de casa mas faz muita diferença colocar na estufa.
Antonio, adorei as sugestões! 🤣 Agora a serio e mesmo com curiosidade: além da poupança com almoços quais são as vantagens de sermos nos a enviar almoço? As ementas não são equilibradas/elaboradas por nutricionista?
Olá, para o meu dia a dia, estas “ementas” são bastante elaboradas, mas isto sim é um comentário valioso. Não concordam com as opções da Ana para os almoços? Apresentem outras ideias, sugiram receitas, o que fariam no lugar dela? Agora criticar por criticar? É fácil, mas não ajuda nada!!!
Ora aqui vai a receita Raquel
Consomé Couve flor
1 couve flor (aprox 500g)
1 alho francês
1 Courgette
Cebolas (aprox 150g)
Azeite
Sal
Água suficiente para ficar uma sopa rala.
Bem, não me pareceu que fosse necessário dar alternativas a alimentos fritos e processados, que todos sabemos o mal que fazem e cada vez saem mais estudos a ligá-los ao desenvolvimento de vários tipos de cancro. Mas efectivamente não é preciso nada elaborado. Receitas simples como peixe/bacalhau cozidos (como hoje a Ana enviou), bifes de peru ou frango grelhados com arroz ou massa cozida ou até simplesmente só com legumes/salada, massa ou arroz com carne estufada (vaca, frango, Peru… dá para variar), o mesmo com polvo ou lulas, uns bifinhos com cogumelos… Tantas comidas do mais simples que há.
Os meus comem sempre comida levada de casa. Faço o jantar a contar com o almoço. Hoje foi bacalhau à Brás, ontem foi frango com arroz e farinheira. Levam douradinhos ou omelete nos dias em que não houve jantar. Não levam sopa, não é pratico, comem a sopa ao jantar.
Ninguém referiu a massa com salmão… para inicio de ano escolar parecem-me opções viáveis… também não acredito que a Ana envie estas opções todos os dias ;) e são ideias das meninas, para as ajudar a iniciar felizes a escola! enfim… em vez de criticar podiam era deixar sugestões!