Old school
Admito, sou old school, das que ainda acha que o leite faz falta às crianças porque lhes dá uma boa quantidade do cálcio necessário e blá, blá, blá..tudo o que ouvi uma vida inteira e, sinceramente, acredito.
Coincidência ou não, vou tentar perceber na próxima consulta delas no final do mês. A Carlota não bebe praticamente leite, não come iogurtes e queijo só come muito de vez em quando e é quem tem tido, desde sempre, vários problemas de entorses.
Apesar de saber que o cálcio existe em muitos outros produtos, como feijão, espinafres, etc, para chegar ao valor recomendado teria de consumir grandes quantidades desses alimentos, o que na prática é ainda mais díficil. O leite é nesse aspecto o alimento ideal, por ser mais fácil e mais barato (também), para cumprir esse requisito.
Mito ou não, tenho uma miúda de canadianas (mais uma vez) porque a brincar na escola colocou mal o pé e fez entorse do tornozelo.
Repouso, pomada anti-inflamatória e brufen…mais uma dose extra de mimo e teremos a nossa campeã de volta ;)
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
A minha da idade da Carlota bebe praticamente 1l de leite por dia!!! As melhoras dela e também eu acredito no leite 😋
As melhoras Ana. Em relação ao leite sou das que não acredita (atenção adorava e bebia imenso, até perceber que não me fazia bem). Acho que pode ser uma questão de exercícios para fortalecer os músculos. Cá em casa praticamente ninguém bebe leite ou come iogurtes, mas comemos todos uma dose diária de espinafres/verdes em salada e batidos + super alimentos diariamente. Fazem mesmo muito exercício, o Pedro faz 10h semanais e nunca teve nada (ele então nunca toca em leite ou iogurtes). Beijinhos Carolina
Olá Ana, sugiro perder um pouco de tempo a pesquisar e chegará facilmente à conclusão que a indústria da carne de vaca e dos lacticínios não é mais do que um gigantesco lobby que só dá dinheiro a uns, doenças a quem os consome, sofrimento aos animais e destrói o nosso planeta. Documentários Netflix: Game Changers, Cowspiracy, What a Health, Before the Flood.
Por vezes é mesmo preciso de deixar de seguir a “carneirada” e olhar para além do óbvio ;) Gosto muito de a seguir, acho que demonstra muito as famílias reais, no entanto acho que a parte educativa não só a nível da alimentação, mas como da ecologia poderia ser mais explorada. Só uma sugestão!
Bom fim de semana!
Também acredito no leite, e adoro tomar uma chávena de leite pela manhã .
Ola Ana, a expressão old school não se usa dizendo sou da old school, mas sim old school.
Aprecio os seis temas, mas a sua escrita por vezes é dificil!
Obrigada Lurdes, confesso que sempre utilizei errado então. Já aprendi hoje alguma coisa ;) Eu seguia o raciocinio do mix português com a tradução e querer dizer ” da Velha guarda”…mas já corrigi.
Bjs
;) bjs
Filipa, acredito que se for por essa visão é horrivel, mas muitas outras coisas o são também. Eu apenas estou a falar do que o leite a nível nutricional tem de bom.
Bjs
Mas a Ana já tirou um curso de escrita
Pois faltou a parte com estrangeirismos…vou fazer outro.
Olá Ana, obrigada por ter respondido ao meu comentário. Realmente há coisas terríveis a acontecer por todo o lado. Não temos hipótese de ajudar/ou mudar tudo o que está mal, no entanto existem outras em que se todos nós pudermos dar o nosso contributo, todos juntos podemos realmente fazer alguma diferença.
Pesquise de forma isenta sobre o leite e derivados. Vai chegar à conclusão que o leite de vaca é alimento de bezerros e não indicado para seres humanos. O leite materno é consumido apenas por bebés humanos, certo? E é o melhor alimento que se podem dar aos nossos bebés, cientificamente provado. É a natureza.. Então porque haveríamos nós de beber leite de vaca naturalmente indicado para bezerros? Mesmo biológico, não é indicado, mas então o não biológico é assim o fim da linha…Vacas que são alimentadas com farinhas altamente processadas, medicadas com antibióticos, injectadas com hormonas para aumentar a produção de leite e enclausuradas em vacarias em péssimas condições? Tudo isso vai parar ao leite… obvio. Bebi leite e derivados toda a minha vida, parei há 3 meses quando decidi ver para além do obvio. E posso dizer que fiquei enojada e sou incapaz de consumir lácteos. Há 3 meses também deixei de comer carne, peixe e ovos. Toda a minha vida quando fazia análises tinha sempre o colesterol alto e ferro baixo. Fiz análises na semana passada e tenho os valores todos normais, como nunca tinham estado. Por isso… tudo o que dizem sobre o ferro, a proteína, as gorduras animais “boas”, o cálcio e até os hidratos de carbono, não passam de um mito. Até relativamente ao emagrecimento… Desde que me conheço que luto contra o excesso de peso. Sempre tive um alarme interno do que “posso” ou “não posso” comer. Fazia asneira nas férias, engordava logo 3 kg. Para os perder era o cabo dos trabalhos!! Agora não. Como literalmente o que quero e não engordo. Incluí os hidratos de carbono (que eram o bicho papão) e não engordo. (?!) Estou mesmo rendida a este estilo de vida. Não só pela minha saúde e da minha família, como pelo nosso planeta como pelo respeito que agora tenho pelos animais.
Nunca nos podemos esquecer que indústria animal, a farmacêutica, da estética e do emagrecimento mexe com biliões em todo o mundo e não interessa parar com os problemas. Interessa que todos continuem a gastar dinheiro na causa e na cura. Infelizmente é esse o mundo em que vivemos, mas cabe a cada um de nós escolher se quer fazer parte deste esquema.
Olá Filipa. Gostaria de saber mais sobre esse tipo de alimentação. Como posso me informar? Obrigada!
Olá! O primeiro passo é ver alguns documentários. Alguns estão na Netflix: Cowspiracy, Before the Flood, Game Changers, What a Health. Depois é consultar um nutricionista. Cá em casa somos seguidos pela Dra. Sandra Gomes Silva do blog “O Vegetariano” (pode segui-la no instagram)
Os broculos têm mais calcio do que o leite. Algumas algas e outros alimentos também, é uma questão de pesquisar.