O primeiro jantar e Natal…

18 Novembro , 2013

Este, foi sem dúvida o fim de semana de abertura para os jantares de Natal. Nem pensar em esperar por Dezembro, pelos mil e um eventos,  jantares de empresa, de família, disto e daquilo. Com a mudança de casa e com uma das épocas que mais gosto a chegar, organizar jantares de Natal, com os amigos é o melhor argumento para umas boas horas de conversa, risadas e claro, uns óptimos momentos à mesa, a saborear coisas boas e vinhos portugueses, que disso este povo entende bem.
Como já todos sabem, aqui a mãe das Cs, de cozinha pouco gosta. A Yammi fez uma curta visita e já foi de novo embora (uma pena, confesso) logo, quando a minha amiga R. da Taste Spot disse que estava a pensar lançar por estes dias os seus menus de Natal, nem pensei duas vezes. Quero ser a primeira a experimentar, e a primeira a provar algumas das coisas que vão constar dessa lista, que só vos digo, tenho pena de quem tiver de escolher, porque tudo o que provei era ÓPTIMO.
Um jantar para 8, onde nem as crianças foram esquecidas. A outra R, trouxe os seus pijamas giríssimos e os miúdos deliraram com uma pijama party só para eles. Um jantar no quarto de brincar, muita desarrumação, tudo era permitido.
Os adultos e todos os pratos servidos foram flashados pela V. (Vera Sobral fotografia) que mais uma vez chegou bem disposta e cheia de graça. Entre histórias de Cabo Verde, entre tchim, tchim com alguns dos vinhos que mais gosto, escolhidos propositadamente para este jantar, da Quinta do Monte d’Oiro, piadas do Master Chef, lembranças do tempo de liceu, a noite foi animada e este primeiro jantar vai ficar para mais tarde recordar e claro, repetir.

A Taste Spot fez uma viagem por várias regiões do mundo, mas nada como ela para vos explicar a sua selecção.

“Foi com todo o gosto que aceitamos este duplo convite da Ana Lemos.
Um convite para jantar e…especialmente, para que fosse a Taste Spot a encarregar- se de tudo!! Detalhe importante, o Francisco e a Teresa, dois amigos de quem gostamos muito, levariam os vinhos. E que vinhos….vinhos da Quinta do Monte D’Oiro, que dispensam apresentação!


O desafio foi ainda maior e o nível dos vinhos elevou a fasquia da escolha e concepção de todo o menu! Sendo um jantar de amigos, bem descontraído e com sabor a Natal, merecia sugestões igualmente descontraídas mas com um qb de requinte.
A escolha dos pratos foi fácil e divertida. Resolvi fazer uma pequena viagem de sabores para um jantar dinâmico e para que pudessemos “viajar” num saltinho!


Começamos em grande e fomos até ao Porto onde fui buscar inspiraçao à minha amiga Ana Cha, que cozinha como ninguém e que tem um blogue que me inspira, tabuadecozinha.blogspot.com
Com algumas alteracoes à receita original, todos deram as boas vindas às bruschettas do Porto!
Fomos até ao Mexico com as quesadillas…. e num salto estávamos na Turquia a provar os pastelinhos de beringela e molho de iogurte e os croutons de alecrim.
Já a meio da conversa de amigos passámos ao tártaro de salmão e abacate – porque os bons sabores também podem ser saudáveis!


O peito de pato, com os sabores ácidos do balsâmico e doces do mel, foi acompanhado de polenta e espargos verdes com alho… e…já estávamos numa mesa de amigos em plena França, animada e alegre!
Terminámos esta viagem nos States, com um cheesecake americano de mirtillos e amoras e o toque doce das trufas de chocolate, a cereja no topo do bolo… “

Obrigada Taste Spot, adorámos o jantar…
delicioso, TUDO

Os vinhos seleccionados, também foram especialmente escolhidos a pensar em tudo o que ia ser servido. Como este pode ser um post giro, para mostrar aos maridos, aqui fica a explicação do F. para a sua selecção, que vale a pena ler.

“Para as entradinhas, escolhi o nosso branco LYBRA, elaborado com as castas Viognier, Marsanne e Arinto e sem madeira (fermentado e estagiado em cubas de inox). Dada a sua base de Viognier (casta maioritária), é um vinho muito aromático, com nuances subtis de pêssego, alperce, figo e mel que harmonizarão maravilhosamente com a bruschetta de figo, com os coentros das quesadillas ou o alecrim dos croutons. É também um vinho com bom corpo e estrutura (apesar de não ter madeira) graças ao Marsanne, o que lhe confere propriedade para acompanhar o presunto, a beringela e os queijos (chèvre e cheddar). E a acidez do Arinto dá-lhe a frescura necessária para o molho de iogurte grego!

O tártaro é um prato “difícil” (enologicamente falando, claro!), com salmão (que é um peixe muito gordo), sumo de limão (ácido), gengibre e cebolinho (ambos amargos). Por isso, optei novamente pelo LYBRA, por ser um branco deliciosamente aromático, com boa estrutura e muito fresco!


Para o prato principal, não quis ser “politicamente correcto”. Pelo contrário, mostrar que um vinho branco, se tiver determinadas características, pode perfeitamente acompanhar um prato de carne. Sobretudo quando entre os ingredientes estão alguns dos maiores “inimigos” do vinho tinto… (o acre do vinagre, o doce do mel e a acidez da lima). Assim, decidi-me pelo nosso branco reserva (MADRIGAL), elaborado com a casta Viognier, uma parte fermentada e estagiada em inox e a outra em barricas novas de carvalho francês. O resultado é um branco sedutor, fino e elegante, mineral e sofisticado, irresistivelmente gastronómico – que me parece o parceiro ideal para este peito de pato!
No entanto, para aqueles que são da opinião que com carne o vinho tem de ser tinto, propus o nosso tinto gastronomicamente mais versátil: o LYBRA Syrah, um vinho harmonioso, de espírito jovem e alegre e… muito guloso!
Por fim, quer para o cheese cake com frutos vermelhos, quer para as trufas de chocolate, e porque na Quinta do Monte d’Oiro não produzimos nenhum vinho de sobremesa (ainda…), pensei numa brincadeira para demonstrar a versatilidade do LYBRA (tinto): juntei-lhe um toque de licor de cassis (tal como se prepara um Kir com vinho branco ou champagne) para o tornar (mais) apto a acompanhar as irresistíveis sobremesas da Taste Spot!”
Detalhes e pormenores que deram um ar giro a pensar no Natal que adoro

Como sei que não sou a única, a gostar mais da parte da decoração da mesa e do ambiente, como sei que não sou a única, a detestar cozinha e cozinhados, como muitas trabalham até tarde e o tempo é curto para tantas coisas que têm de fazer, mas gostam de receber os amigos em grande estilo, esta é a solução ideal e original para os próximos jantares de Natal. Se receber em casa continua a ser das coisas que mais gostam de fazer, a Tastb Spot não vos vai deixar mal. Garanto.

Desejosa do próximo e vocês ficaram com água na boca?

ps –  Uma pijama party, para os mais pequeninos, que foi um sucesso por causa dos pijamas que são giros, giros, giros das Letras Bordadas. Tenho, ou não tenho razão?

cor de rosa para as meninas e azul para os rapazes, mais uma aposta ganha

pss –  Este sábado foi também muito especial para a minha amiga F. do Maisena, muitas já sabem porquê e até tiveram a sorte de visitar ao vivo o novo espaço do Porto, um sitio must go, para quem procura os kits giros para os miúdos e não só. Espreitem aqui que vale a pena e pela festa de inauguração, o sucesso já é garantido. Parabéns F. que loja tão gira. Prometida visita no fim de semana da Vendinha das mães, quando estiver aí…
Mães do Norte, já guardaram a morada?

Maisena Mum&Kids Brands, a nova loja must go, no Porto

psss – Quando temos ocasiões especiais, gostamos de estar bem e arranjadas (sim até eu que muitas vezes não pareço, e tenho fotos desgrenhadas e amarrotada, gosto e penso no kit que quero usar), cabelo arranjado, unhas pintadas e uma cor na cara e nos lábios. Os tempos não estão para kits novos sempre que queremos, por isso, a escolha desta vez foi para coisas antigas que não passam de moda, como um colar de pérolas que amo de paixão. Preto, para ainda disfarçar os kilos a mais, um acessório que comprei na última Vendinha, em segunda mãe à BLC e que deu o toque tcharam, com as penas pretas ao pescoço e voilá um conjunto que gostei para receber os meus amigos neste primeiro jantar de Natal.

um top preto que adoro (faz de vestido curto, mas para isso tenho de emagrecer mais um bocadinho) de uma loja que fechou nas Amoreiras, penas pretas da BLC, compradas na última Vendinha das mães de Lisboa

Quem mais já pensa nos jantares de Natal com amigos?

Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI