Não são robots, são crianças
Se os miúdos fizessem exactamente tudo o que queremos e tudo o que dizemos para fazerem de forma perfeita logo à primeira, não eram de certeza crianças deste planeta, mas robots de uma outra galáxia.
Queridos pais (homens),um pouco de paciência e calma nunca fez mal a ninguém na hora de ensinar. Aliás, se não for desta forma dificilmente conseguirão que eles percebam e gostem de alguma coisa, da forma como vocês pais gostariam que eles gostassem.
O H adora fazer surf e adora andar de skate (para além de fazer snowboard e ser um craque). Tem a sorte de ser um pró nesses dois desportos, mas a sorte dele, por vezes, acaba por ser o azar das filhas na hora de irem com ele fazê-los. Percebo que ele gostasse de as ver brilhar e fazer logo tudo perfeito à primeira, mas não é porque ele é bom que as miúdas têm de o ser também.
Muita sorte já tem em elas alinharem em tudo o que faz e gosta, mas aos seus olhos tem dias que isso parece não chegar.
Querido marido, por acaso lembras-te de teres o teu pai sempre a reclamar contigo de tudo o que fazias mal no surf ou no skate? Não, claro que não, sabes porquê? Porque ele não estava lá quando aprendeste com uma idade um pouco mais velha do que as tuas filhas (só a idade já faz toda a difença). Porque ele não passou o tempo a humilhar e a gritar contigo cada vez que caiste ou fizeste uma manobra errada. Se calhar o mal está em seres tão bom nestes desportos, que depois não consegues assimilar que antes de chegar ao topo há muitos tombos e quedas. Memórias que não apetecem guardar, é o que é!
Percebo melhor que fiques furioso quando elas não cumprem algumas regras básicas de segurança no skateparque ou no mar, mas não te esqueças que o entusiasmo e a adrenalina faz com que muitas vezes o raciocínio e a cabeça deixem de funcionar a 100% e o teu papel é chamá-las à terra e voltar a repetir tudo o que queres que não se esqueçam de uma forma calma, nem que seja pela centésima vez. Um dia quando lá não estiveres te garanto que se vão lembrar mais dos teus conselhos do que dos teus gritos furioso, até porque se continuas assim qualquer dia nenhuma vai querer fazer nada disto de forma a não te decepcionar.
Este é post para o H, mas pode servir para tantos outros pais que muitas vezes se esquecem que os filhos não são perfeitos e não são robots que fazem tudo sem errar e como eles desejam.
E depois disto a Concha a dar um baile de pinta e estilo no Skatepark…
Esqueceu o capacete e fez duas descidas sem nenhum, mas é perigoso e está farta de ser avisada.
(quando a Caetana parou de andar de bicicleta emprestou-lhe o dela)
Uma skater de vestido Mimichic (que usou com uns calções por baixo) e collants ;)
You rock
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Adorei o post Ana… que maneira tão assertiva e correcta de transmitir o que sucede com muitos pais que são demasiado exigentes com as crianças. Não podemos ser bons a tudo, e mesmo que o sejamos em algo (seja desporto seja disciplina escolar) não significa que os nossos filhos também tenham de o ser. Não é genético e eles têm de seguir o que gostam e os deixa felizes. Um beijinho
Ai Ana como a percebo, bem podia ter sido eu a escrevê-lo! Às vezes parecem que nem vêem a sorte que têm em serem idolatrados pelos filhos.
Beijinhos e uma braço apertado!
Catarina
Assim, sim!!!
Retiro as palavras do poste das “regras”
Toma lá Antoninho e embrulha….
Eu padeço do mesmo problema do H, reconheço…..
Boa tarde Ana o meu filho adora andar de skate e por um lado tem a sorte de ter uns pais que não percebem nada do assunto, logo desde de que não caiam acham tudo perfeito. Queria perguntar onde é o parque de skate em que fez estas fotos parece me bastante giro e como ando sempre a procura de sítios novos para os levar…
Obrigada e beijinhos
Olá, é em Caxias ;)
Bjs