Mentirosa, nem pensar

4 Novembro , 2015

Se há coisas que nós mães temos,  um sexto sentido muito apurado para tudo o que tenha a ver com os nossos filhos, é uma delas. Eu desde há algum tempo que sinto e até já aqui disse, que a Conchinha é uma filha que me vai dar algumas dores de cabeça, por causa da sua maneira de ser. É querida (muito mesmo), é simpática, muito bem disposta, mas depois é teimosa, caprichosa, desafiadora e tem uma personalidade fortíssima e muito vincada. A esta lista de coisas menos boas, tenho agora que acrescentar uma péssima, uma que tenho de conseguir que acabe JÁ. Mentirosa. Mentirosa e cheia de esquemas, com apenas 3 anos (parece enorme, mas só faz 4 em Dezembro). Tirando aquelas pequenas coisas (que já me irritam e não gosto) como o lavaste os dentes, levaste brinquedos para colégio, etc… esta semana conseguiu enganar, “à séria”, o professor de judo e até o pai. A mim também enganou, se bem que eu fiquei com a pulga atrás da orelha, de tão bem que a conheço.
A história nem tem nada de especial, mas se começa com esta idade a fazer destas, imagino daqui para a frente…ou não imagino, porque eu tenho de conseguir que perceba, o grave que é mentir.

Sempre que têm judo, à noite, vou às mochilas tirar o fato para ver se está sujo e dobrar melhor, que as duas para se despacharem a vestir, enfiam-no à pressa todo enrolado. Quando vi o fato da Concha impecável, sem uma ruga, todo dobradinho, chamei e perguntei, se não tinha feito judo.
– Fiz, claro que fiz.
– Mas porque não vestiste o fato?
– Eu vesti.
– Concha, o teu fato está muito bem dobrado, diz lá a verdade.
– Eu fiz com esse fato.
– Então quem dobrou?
– O senhor. (o senhor é o professor)
Já quando chegaram tão rápido a casa, eu tinha achado esquisito, porque ela é sempre a última a sair. Demora horas na brincadeira a vestir-se, fica sempre mais uns 20 minutos, meia hora, mas nesse dia chegaram bem mais cedo do que o normal. É aqui que falo no sexto sentido de mãe, o H nem estranhou.
Desconfiada, não falei mais no assunto, até que no dia seguinte, chega a Carlota a casa e diz muito rápido.
– Mãe, a Concha é uma granda mentirosa. Ela ontem disse ao professor (que é o mesmo das duas) que não tinha levado fato e fez com a roupa que levava vestida. Ele está muito zangado por ela o ter enganado. Ai Concha amanhã, quando fores tu, nem sabes o que ele te vai dizer…és muito feia, sabias?

Acreditam, que depois de ouvir isto, em vez de ficar aflita deu uma enorme gargalhada com cara de gozo!

Esta semana vou tentar perceber se gosta ou não do judo, se pode ser essa a razão do que está a fazer, mas com muita conversa pelo meio para que entenda também que não se pode e é muito mau mentir.

Muito cor de rosa, num dia cinzento que acabou cheio de sol
Saia: Cosythings
Camisola: Primark
T-shirt golas: Letras Bordadas
Galochas: Havaianas (do ano passado)

Dicas e sugestões? Mais casos parecidos por aí?