Marmelada
Cá em casa sempre houve marmelada feita pela minha mãe. Lembro que o dia do ano de fazer marmelada era “sagrado” e durava o dia inteiro. O método era sempre o mesmo, os marmelos eram especiais e comprados à mesma senhora, as taças eram as mesmas desde que me lembro delas e as pessoas a quem oferecia também. Ela adorava este dia, porque a sua marmelada era elogiada e era deliciosamente comida até à última taça.
Continua a ser uma das minhas sobremesas gulosas preferidas. Banana, marmelada e queijo, não resisto. Para acompanhar um belo copo de vinho tinto e passa de sobremesa a jantar.
De há uns anos para cá, a idade dela fez com que algumas coisas, que para mim eram já uma tradição e coisas must do, deixassem de ser feitas. A minha mãe continua óptima e cheia de energia, mas não a mesma energia de há uns anos atrás. O dia de fazer marmelada passou à história e está nas minhas boas memórias.
Não é a marmelada da minha mãe, mas estava deliciosa e a forma como é vendida nestas tacinhas fez-me tanto, mas tanto lembrar um bocadinho a dela.
Marmelada do restaurante Dez para a uma ;)
Uma delícia.
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Ana, deixo lhe um conselho de quem já perdeu a Mãe e tem muitas saudades da infância e das comidas que ela fazia para nós. Quer queiramos, quer não, as receitas perdem se no tempo. Nada melhor que recuperar essas receitas e traze las de volta para as suas Filhas. Como referência da marmelada da Avó. Com o tempo as saudades aumentam e traze la (a nossa Mãe) através das receitas dela e partilharmos em família é um consolo. Esperando claro que seja uma realidade bem longínqua para si. Um beijinho
Não acredito! Descobri mais alguém que combina marmelada, banana e queijo!! Yes! É o meu jantar de muitos dias de inverno, verdadeira comida de conforto… Marmelada feita pela minha mãe (que Deus lhe dê saúde para que continue a fazer muitos mais anos), banana da madeira e uma fatia de queijo limiano… Não há melhor… Ficam todos a olhar para mim de lado mas eu adoro!! Beijinhos e obrigada por este momento tão familiar!
Ana, achei muito bonito o seu post. E que quadrinho amoroso que aparece na fotografia. Tres meninas com a mae, na praia. Tal e qual a Ana e as Cs! Que bem escolhido :-) Beijinhos para si e para elas.
Luisa