Férias de Verão: Vila Real de Santo António

12 Agosto , 2021

Mostrar lugares bonitos no nosso País é um previlégio e uma sorte grande. Somos uns sortudos com o país onde vivemos, onde existem tantos lugares lindos para conhecer ou simplesmente para gozar e aproveitar. Adoro poder dar a conhecer alguns desses lugares e gosto muito da forma como o faço, vivendo esses sítios e cada momento neles de forma a que consigam “sentir” um pouco desses lugares também. Para mim não fazia sentido ir, fotografar e mostrar apenas decorações, acho muito mais interessante mostrar a experiência e a forma como vivemos cada uma delas.

Não conhecia Vila Real de Santo António e que agradável surpresa foi! Passava por lá cada vez que ia a Ayamonte, tapear no LPA (aquele sítio obrigatório para quem está pela zona, é só mega!!!) ou fazer compras ao Mercadona, mas desta vez fiquei e adorei. Fui conhecer a nova Pousada de Vila Real de Santo António, do grupo Pestana, que ficou das pousadas mais bonitas onde já estive. Lá vão encontrar uma mistura de clássico e moderno combinados de forma elegante, confortável e bonita!!! Conseguiram fazer dos trabalhos mais giros que vi (para o meu gosto claro, mas tenho a certeza que poucos nao irão achar o  mesmo).

A Pousada fica na praça principal, onde tudo se passa. Cheia de movimento, cheia de esplanadas e bons restaurantes, nesta cidade vão encontrar lojas carregadas de bordados e atoalhados bonitos, a preços que arrasam (não é a toa que por lá se vêem muitos espanhóis às compras). Fez-me lembrar Valença do Minho, onde todos os anos a minha mãe comprava os lencóis com bordado inglês, que ainda hoje tenho e uso cá em casa (foi lá que fez grande parte do meu enxoval). Obrigatório acordar cedo e passear no mercado (peixe fresco variado, frutas e as cestas de verga que nos fazem perder a cabeça, também elas a preços que valem a pena a ida, garanto).

Numa das minhas corridas bem cedo (com o calor só dá mesmo para acordar cedo e ir correr pela fresca), descobri uma dos sítios mais bonitos das redondezas, o Grand Beach Club. Sabem aqueles lugares cheios de charme onde imaginam um pôr do sol de vestido elegante e taça de Martini na mão? Tipo filme do James Bond na Côte d’Azur? Foi isso que imaginei quando o vi. Marquem jantar cedo, ou copo ao fim do dia, Vão Amar.

Na Pousada vão poder usufruir de muitos momentos relaxantes e tranquilos, são aliás por essas duas coisas que fiquei feliz por ter levado apenas uma filha. Consegui beber café no rooftop a ouvir os passarinhos e as noites estreladas sem burburinho de mãe, mãe, mãe a 3 vozes. De vez em quando sabe tão bem!. Ou seja, não acho que seja um hotel para ir com muitas crianças, porque não o vão conseguir aproveitar como merece ;) Este é aquele lugar que escolhia para uns dias a 2 pelo sul, garantido.

Vejam e percebam, mas melhor, vão e vejam com os vossos próprios olhos.

 

Impossível chegar a esta Pousada e não querer fotografar logo tudo. A piscina do páteo, o rooftop, a arquitectura…tudo lá é bonito e foi pensado ao pormenor.

Como fã de telhados e terraços, a vista é só espectacular, com direito a banhos e tudo.

Quando chegámos à Pousada,  encontrámos grandes amigos que estão a passar férias numa casa na mesma rua, foi a sorte grande. Que dias bons!!! Na Praia do Cabeço o jogo da moda ;)

Chegar ao quarto e ter surpresas ;)

A Pousada está situada na praça onde tudo se passa e tem um restaurante com menú diferente, que apeteceu experimentar. Jantar na esplanada petiscos deliciosos, um copo de vinho gelado, boa companhia e observar quem passava, numa quente noite de Verão. Ser turista no nosso país é uma grande sorte!

A cozinha da Pousada.

As fotos não mostram metade do aspecto TOP que tudo o que veio para a mesa tinha. Sem dúvida um menú diferente, sem escolhas intermináveis, que ganhou nota máxima pelas misturas de sabores típicos da região. Figos, mel, queijo de cabra…vale a pena experimentar ;)

Não sei se gosto mais desta Pousada de dia ou noite. Dá vontade de voltar já…

Acordar cedo e correr sem muito calor. Existem vários percursos possíveis para fazer muitos ou poucos km, dependendo da vontade ;)

Descobrir este spot lindo numa das corridas e ficar com vontade de um jantar ao pôr do sol…mais uma razão para querer voltar a Vila Real de Santo de António. Grand Beach Club (imaginem as festas giras que aqui não se devem fazer).

Depois de uma grande corrida um óptimo pequeno almoço ;)

Nesta praça as casas que a compõem são todas iguais e na recuperação da Pousada foi mantida a traça comum a todas. Ficou linda e sem dúvida é isso que torna esta praça tão especial (pena que a Câmara de Vila Real seja o único edificio que não manteve e sobressai, mas não pela positiva).

Um passeio obrigatório antes de rumar à praia…passeio pelo mercado onde se vendem frutas, legumes, peixe, carne e ainda estes produtos artesanais lindos e a bons preços.

Outra das compras que vale muito a pena em Vila Real de Santo António, são os bordados, os lençóis, camisas de noite e atoalhados, vendidos nas várias lojinhas das ruas que vão dar à Praça (a que tiver com mais espanhóis é a que vale mais a pena, fica a dica).

Uma das mais bonitas praias de Portugal, Cacela Velha

Dia de praia em Cacela Velha com direito a travessia privada ;)

Parte da grupeta de Cacela

Fomos para o lado da praia da Fábrica onde ainda se consegue estar sem ninguém, mesmo em Agosto.

Este dois…queridos!!!

#friends

Experiência a não repetir…nunca mais saio da praia às 19h para ir às ostras…nesta altura do ano, para ser bem atendido (e mesmo assim esperar uma hora, hora e meia) só saindo da praia cedo, por volta das 17:30. Fomos a última mesa a sentar nesse dia, depois de 3 horas à espera. Claro que metade das coisas nem havia, o vinho nem fresco estava e odiei. Valeu mesmo a companhia e as piadas que fomos fazendo até à hora de sentar (pelas 22h). Gostei imenso do rapaz que nos atendeu, ter reconhecido que não estiveram bem ao aceitar tantas pessoas na lista para esperar e só isso faz-me continuar a dizer MUITO BEM deste lugar, onde se comem as melhores ostras do mundo. É que hoje em dia pessoas assumirem erros é tão raro, que isto para mim valeu IMENSO!!!

Cacela Velha não tem só as melhores ostras do mundo, tem cantinhos lindos e  uma vista maravilhosa, que é talvez das mais fotografadas a sul ;)

O meu vestido/Kaftan lindo é da Paiupur e faz um sucesso.

Minha Conchinha

 

Último dia a acordar aqui

…último pequeno almoço e já com pena de ir embora

Últimos pormenores (alguns petidos porque nesta Pousada apetece fotografar TUDO)

Adeus Pousada De Vila Real de Santo António, gostámos tanto de te conhecer!

Antes de dizer adeus a Vila Real de Santo António , ida rápida a Ayamonte porque vir para esta zona do Algrave e não dar um salto a Espanha, é como ir a Roma e não ver o Papa ;)

Vila Real de Santo António do outro lado

 

E assim terminaram os dias de filha única a rever e conhecer novos sítios lindos a sul.

Vamos voltar!

 

#feriasdeverao #feriasemportugal #makingmemories

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos