Depois dos 40

8 Maio , 2019

Há coisas que mudam depois dos 40 e não há como fugir delas. Fugi de uma quase 5 anos e estou envergonhada por isso. Estou envergonhada e como mãe sinto-me uma verdadeira idiota e irresponsável. O cancro da mama está cada vez mais perigoso e a aumentar a uma grande velocidade. A aumentar tanto que é rara a pessoa que não conhece um caso próximo ou até mais que tenha vivido ou viva esse drama. Com os alertas que existem todos os dias em tantos sítios, como deixei este tema arrumado na gaveta???!!!

Medo, mas mais medo tenho agora de não ter feito mais cedo o que devia.

Ontem ganhei coragem e voltei ao meu médico (já não ia desde que a Caetana nasceu) e como é óbvio levei um enorme ralhete de não ter feito nenhuma mamografia ainda (não foi bem ralhete porque ele não é de ralhar). Fiquei em pânico com a informação de que estão a aparecer cada vez mais casos de mulheres com cancro na mama (1 em cada 8, o que me assustou muito) e muitas por volta dos 40. Caramba, pensei “só podes ser muito parva para correr um risco destes”. Achamos sempre que só acontece aos outros, mas infelizmente nem sempre é assim.

Agora conto os dias para que chegue a hora de fazer a mamografia (que marquei logo, mal saí do consultório) e não tenha nenhuma surpresa má.

Não façam como eu fiz, a sério!!!! Marquem e vão fazer este exame cada vez mais importante. É que no caso de existir algum problema podem conseguir tratar a tempo, de outra forma não.

A vida é curta demais para corrermos riscos idiotas. Com filhas pequeninas então, nem sei o que pensar de tanta irresponsabilidade!

 

Marquem já, não deixem para amanhã.

 

Cacomae no Instagram @anadominguezlemos