Alerta

6 Novembro , 2017

Quando somos confrontados com histórias reais e com histórias tristes que acabam mal, ficamos não só de coração apertado, mas muito mais alertas para tantos perigos que achamos que não nos acontecem a nós, mas a verdade é que podem acontecer e, quando menos esperamos.

Hoje soube de uma morte estúpida que até podia ter sido evitada se as nossas crianças tivessem um bocadinho mais de informação e fossem um bocadinho mais alertadas e ensinadas para enfrentar certas coisas. Uma criança de 12 anos morreu intoxicada porque não sabia que devia ter tentado arejar o quarto onde estava depois de ter percebido da enorme quantidade de fumo que ia entrando do andar de baixo.  Ligou para o Inem, mas  quando chegaram já a criança estava desmaiada no chão. Em vez de abrir portas e janelas, manteve o quarto fechado, acumulando todos os gases no espaço onde estava.

Penso que no 3º ano, na disciplina de estudo do meio, vão dar estes temas, mas será que dar isto aos 9 anos e nunca mais os relembrarem é útil e bom para todos? Eu não estou a querer culpar apenas o ensino neste país, até porque nós pais também temos culpas quando não abordamos estes assuntos, mas vejo tanta matéria desnecessária a entupir a cabeça das crianças que pergunto se não está na altura de mudar alguma coisa e dar mais importância a coisas que realmente podem interessar e todos deviam saber.

Um desabo de uma mãe cheia de raiva com a perda de uma criança numa idade com tanto, mas tanto para viver.

Com 3 filhas é impossível ficar indiferente!