Regresso às aulas sem pressão…mas com juízo
O regresso às aulas é sempre uma coisa muito desejada e tirando a parte da compra dos livros e de algum material como as mochilas que já foram escolhidas por elas (não acertei mas quase, vejam aqui) esta fase é animada, divertida e sem pressões ou muitas conversas, que isto de voltar ao colégio ou ir pela primeira vez deve ser encarado como uma coisa boa e não como o bicho papão que deixa muitos pais ainda mais ansiosos que os próprios filhos, esquecendo-se que passam depois toda essa ansiedade e nervosismo para eles. Não é por mal, claro, mas já vi muitos assim e não imaginam as caras dos vossos filhos de pânico nesse primeiro dia e até durante toda a primeira semana que tem tudo para ser uma das coisas mais divertidas e boas do ano.
Todos os anos tenho uma conversa mais séria com elas na véspera, não em tom preocupado mas mais em tom de este é o vosso trabalho espero que o tentem e se esforcem por fazer o melhor que conseguirem. Não sou uma mãe que quer as melhores alunas da sala, mas peço que dêem o seu melhor e faço-lhes ver que não é por mim mas sim por elas que ficarão muito mais contentes ao terem boas notas e verem os seus trabalhos bonitos e sem erros.
As minhas regras e conselhos que lhes tento passar, não só no inicio do ano mas ao longo dele, porque nunca é demais recordar:
- Fiquem atentas sempre que um professor esteja a falar;
- Perguntem o que não perceberam e nunca fiquem com dúvidas, nessas alturas não pode haver vergonhas porque só assim conseguem aprender;
- Não sejam faladoras durante as aulas, falem tudo no recreio e no jardim é muito mau para os amigos do lado que assim também não conseguem ouvir o que os professores estão a ensinar;
- Sejam amigas de todos e não batam, mas se alguém vos bater ou fizer mal, vão imediatamente chamar a professora ou uma auxiliar;
- Se tiverem um menino ou menina que esteja sempre a gozar ou a tratar-vos mal, no final do dia quero que me venham contar, não para ir ao colégio falar (elas ficam em pânico que eu faça isso), mas para vos ajudar e ensinar o que devem fazer (pensei muito na questão do bullying e esta foi a maneira até agora que achei melhor para elas ganharem confiança em mim);
- Não quero que sejam malcriadas com ninguém, nem meninos, nem professores, nem auxiliares;
- Aproveitem os intervalos e brinquem muitooooo;
- Horas de dormir são regra de ouro cá em casa, quando estão em tempo de aulas, 20:30h estão na cama;
Ana, não leve a mal esta pergunta, mas se só agr a sua filha mais velha vai para a primária, que tipo de resultados espera que as suas filhas tenham até agr para poder prometer um presente se elas se esforçarem?
Olá, não levo nada a mal, elas estão num colégio que tem uma amneira diferente de aprendizagem e desde os 3 anos trazem avaliações todos os períodos. Claro que no caso da infantil, espero que aprendam, mas principalmente que sejam bem comportadas (no caso da Concha tenho alguns problemas com o mau comportamento) e no caso da Carlota por ser muito envergonhada e algo insegura, teve que se esforçar para ultrapassar algumas dificuldades como por exemplo se relacionar com pessoas que não fossem as da sala dela. Há muitas coisas paralelas e que chamo de terem boas notas, por ser mais fácil, que estão relacionadas com vivência numa escola. Espero tenha ficado mais escarecida, mesmo que pareça um pouco confuso. Bjs :)
olá Ana, o colégio que frequenta é idêntico a uma escola publica normal , também existem avaliações a meio termo para se poder avaliar e dar a conhecer aos pais o progresso evolutivo que uma criança deve ou não ter de acordo com a sua faixa etária. é igual …. se calhar se explicar como explicou agora não confunde as mães … é que parece que as suas filhas estão em regime militar ( para quem lê) e têm notas!… este reparo não é depreciativo mas veja-o como um conselho de uma leitora ( escrever não é o mesmo que ler)…isto para não dar azo a comentários menos agradáveis …
gostei das dicas, são o comum e simples…
beijinhos inês
Pois, eu calculava que fosse assim em todas, mas como já recebi tantos comentários a criticar a palavra notas (que eu tb já expliquei porque uso esse termo)…mas sim é verdade por vezes falta alguma explicação mais completa. Vou tentar corrigir isso ;) Bjs e obrigada
:) Que boas dicas! Algumas já aplico, outras acho que vou acrescentar, nomeadamente alguns dos temas abordados na conversa!
Bom fim de semana!
Como consegue colocar as três na cama às 20.30h? Tarefa impossível aqui por casa e apenas com um em idade pré escolar. Nos dias que saiu do trabalho e ainda tenho que ir ao supermecado ou a alg outro sito chego a casa bem perto das 20h. Depois jantar, banhos, mimos…fica a frustração de um trabalho que permitisse sair mais cedo ou de não ter empregada para fazer o jantar ;-) beijinhos Ana
A Ana não trabalha fora de casa, talvez seja por isso que consegue deitá-las a essa hora.
Bom dia, por acaso agora não trabalho fora de acsa, mas mesmo quando o fazia (até há 5 meses), tinha um horário (igual à maioria das pessoas, saía às 18h) e elas deitavam-se a essa hora, até mais cedo, às 20h. Sou rigida com os horários e tentei sempre ter as coisas organizadas de forma a que durmam as horárias recomendadas a crianças. Não sei se vou conseguir manter esses horarios a partir do momento que tragam tabalhos, pois pelo menos duas vezes na semana têm actividades extra, mas irei esforçar-me para que as horas de irem para a cama sejam cumpridas. É das coisas que mais confusão me faz é crianças adormecerem nas salas de aulas por não terem dormido o suficiente durante a noite. Dormir bem nestas idades (e em todas) é muito importante.
Ao contrário da Ana, eu trabalho fora de casa e saio por volta das 18h20. A seguir vou buscá-los ao colégio, banhos, mimos enquanto preparo o jantar e as 20h30 estão na cama.. São só dois, é certo, mas se deixar o supermercado para o fim de semana, em vez de ir todos os dias, e deixar o jantar do dia organizado no dia anterior, é possível deitá-los cedo. :)
Ana S.
Concordo com a questão dos horarios de dormir, mesmo saindo tarde do trabalho é tudo uma questão de organização