Bye bye plástico
Era bom se fosse fácil acabar com tudo o que faz mal e com as coisas que não gostamos. Estamos a viver uma era de mudanças necessárias para que a vida na Terra continue. Mas atenção, há mudanças que não são assim tão fáceis e tão rápidas quanto o que gostaríamos.
Ontem pedi nos stories, quando fui à mercearia comprar meio ananás e este vinha embrulhado em película aderente, ideias e sugestões para substituir aquela película. Foram muitas as respostas e a vontade de ajudar, mas a verdade é que nenhuma foi encontrada. Disseram para não comprar metade e comprar inteiro, disseram que podia ser cortado no momento e embrulhado num saco de pano ou papel, mas para a situação da fruta estar cortada antes, nenhuma conseguiu encontrar outra forma de ter a fruta em condições.
Achei importante partilhar esta conclusão, porque acho que também devemos aceitar que nem tudo vai ser possível fazer no imediato. Não temos de ficar irritados ou criticar tantas vezes situações sem antes pensar nelas. Neste caso o que podemos fazer é garantir que ao chegar a casa esse plástico é colocado no sítio certo para depois poder ser reciclado.
Foi uma óptima partilha e é interessante ver como é cada vez maior a procupação de todos para manter o nosso planeta. Só essa consciencialização já é muito importante.
ps – se alguém tiver outras ideias para sugerir neste caso, por favor digam porque serão bem vindas.
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Olá, Ana. Já conhece este site: https://www.pegada-verde.pt/ver-tudo/bees-wrap-medium.html ?
Tem várias alternativas ecológicas.
Comprar inteiro. Cortar a partida da ponta que não tem coroa. Colocar num prato, com a coroa para cima e guardar no frigorífico. Conserva bem!
Olá Ana, não sou muito de comentar, mas sinceramente este é um não problema! Se as pessoas deixarem de comprar meio ananás, meio melão, meia melancia, as pessoas deixam de comprar. Eu também costumava comprar, porque pelo menos estamos a ver o interior da fruta, mas por causa da película deixei de o fazer. Compro uma peça inteira! Normalmente com o ananás corto aos pedacinhos ou rodelas fininhas e coloco é uma caixa de vidro com tampa hermética. Duram imenso tempo e são um bom snack para ter à mão. Acho óptimo que tenhamos mais cuidado com o plástico e alimentação, mas há coisas que simplesmente podem não ter solução, aparente, mas têm alternativa. Cabe-nos a nós procurar essa alternativa!
É verdade sim Filipa, aind hoje uma amiga me dizia o mesmo. Eu nõ percebi que era essa a razão de várias pessoas terem dito pra comprar inteiro. Nem tinha pensado dessa forma, mas é mesmo, se todos deixarmos de comprar metades, deixam de vender essas frutas com o plástico.
Bjs e obrigada por ter comentado
Obrigada Sónia, não conhecia.
Bjs
Verdade e será isso que vou passar a fazer sim ;)
Bjs
Mais um tema bem interessante . Ananas em plástico. É este o seu novo projecto?
É óbvio que as pessoas dizem para comprar inteiro porque assim já não tráz o plástico para casa. É assim tão complicado?! Céus!
Para além da poluição do plástico, o facto de adquirir uma fruta que já esteja cortada, faz com que algumas propriedades (vitaminas) da fruta se percam, nomeadamente a vitamina C que se degrada com a exposição ao ar e temperatura (oxidação). Em termos higiénicos, comprar fruta partida, também não é a forma mais correcta. A fruta é cortada sem que a fruta seja previamente lavada. Como sabemos hoje em dia as frutas são tratadas com pesticidas e outros agro-tóxicos, levando a uma contaminação das mesmas. Eu prefiro comprar tudo inteiro (melões, melancias, ananases) etc…..