O bolo de limão
Mais um bolo delicioso…mas desmanchado e torto!!! Não vou desistir, mas este jeito para a cozinha está difícil de apurar ;) Valeram as muitas mensagens que recebi no Instagram com dicas e sugestões para que da próxima corra melhor.
Porque imagino que não sou a única desajeitada vou partilhar muitas delas, quem sabe não ajuda a melhorar por aí também.
A mensagem que mais recebi foi a dizer que a Bimby é a solução ;) Com ela acabam-se as claras mal batidas, mas…pergunta de quem não tem. Usam o mesmo recipiente para as comidas e os doces? Faz-me alguma confusão os cheiros dos refogados com o resto, por isso digam lá como fazem e matem a minha curiosidade nesta parte.
Antes de continuar e para quem não viu nos stories do fim de semana passado, fiz um bolo de limão que para além de ter ficado cru (depois não ficou porque voltei a colocar mais tempo no forno), as claras não cresceram e ficou mal desenformado. Tudo o resto, que por acaso é o mais importante logo depois do aspecto, estava bom, aliás, estava delicioso e fez-me ser eleita uma óptima mãe na mesma ;)
Alguns truques que recebi para as claras subirem (para além de ter uma bimby), usar ovos à temperatura ambiente, batê-los num recipiente de vidro e deitar umas pedrinhas de sal.
Outra das dicas que vou usar numa próxima vez, fazer uma receita de bolo que não tenha claras em castelo, porque há vários bolos deliciosos feitos com ovos inteiros, o que no meu caso ajuda de certeza.
Há anos que tento fazer bolos e não saem como gostava. Muitas vezes nem cresciam porque abria várias vezes o forno para espetar o palito quando queria ver se estava cozido. Nos fornos antigos isso não era aconselhado, mas nestes novos com ventilação isso já é possível fazer e se eu o tivesse feito teria percebido que não bastavam os minutos que dizia na receita.
A receita que segui foi esta e estava mesmo muito bom, quanto ao resto…vou continuar a praticar :)
Um imperfeito perfeito aos olhos das minhas filhas mais queridas!
Usei produtos que me lembro sempre de ver em casa da minha mãe para os bolos
Miúdas a ajudar desde que mudámos de casa e temos esta ilha, é uma constante na cozinha. Um dos maiores desejos delas foi realizado. Tão bom!!!
Quem também acha esta a melhor parte de fazer bolos?
As pegas giras que perguntaram são do Peixinho do Mar (há vários padrões)
Até o chocolate derretido em banho Maria eu fiz…mas ficou tão feio (ainda mais feio) que nem fotografia tirei no final.
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Para o chocolate derretido aconselho a usar uma panela mais pequena e uma taça que cubra a panela, assim esta apanha o vapor sem estar directamente na água.
Pessoalmente até costumo derreter no micro ondas, coloco na potência mais baixa 1m, depois mexo bastante tempo, regra geral nem preciso de colocar mais tempo.
A forma tem farinha? pela imagem parece só barrada com manteiga e com farinha por cima é mais fácil desenformar.
Quanto ao copo da Bimby este não ganha cheiros, mas lavo quase sempre na máquina, não uso a autolavagem que propõem.
Os blogs estão a morrer. Todos sem assuntos de jeito…
;) obrigada
Não tinha farinha não, esqueci essa parte e quanto à lavagem é boa ideia sim.
Obrigada ;)
Porque não sugere temas que gostasse de ver?
Ana, não use essa margarina liquida da Vaqueiro. É muito mais difícil quando for desenformar. Eu pelo menos uso a margarina Vaqueiro igual mas sólida que pode ser mais “chata” para forrar a forma, mas é muito mais fácil de desenformar depois. Não me dou bem com a margarina liquida da Vaqueiro, nem para fazer ovos estrelados… :-(
O truque é bater bem os ovos com o açúcar ( a gema) até criar bolhas (isso deixa a massa com mais ar e mais leve).
As claras em castelo devem e ser batidas num recipiente de vidro largo e fundo ( para terem espaço para expandirem quando ganham ar) e os ovos devem estar à temperatura ambiente.
O fermento é a ultima coisa que coloco, mesmo depois da farinha, e não bato, envolvo.
No fim bato ligeiramente com a forma já com a massa dentro, 2/3 vezes na bancada para desfazer as bolhas de ar que ficaram.
Ter o forno pré-aquecido sempre uns 20 min antes.
Quanto à cozedura, eu deixo sempre ganhar primeiro uma crostazinha e depois tapo a forma com papel de alumínio e deixo o bolo crescer.
Para desenformar bem, unto com manteiga e polvilho com farinha.
Por fim, o bolo pode não crescer por causa do fermento. este pode já não estar bom e não faz levedar. o que faço para confirmar é deitar uma colher de fermente num copo com agua morna, se borbulhar está bom, se não borbulhar é pq não está.
Eu tenho bimby e continuo a fazer os bolos com recurso também à batedeira comum, exatamente para poder controlar todo o processo. só bato os ovos e o açúcar na bimby porque é mais rápido.
Diria que o problema não foi concerteza das claras. Ficou encruado no meio e partiu. Experimente uma forma tradicional com buraco/chaminé.
Vai cozer de forma uniforme ,;)
Frutalmeidas no Saldanha ou na Av. de Roma é a solução…. ou mais perto de si, a Garrett no Estoril eis a solução para os problemas da doçaria…
Ana, o bolo não cozeu todo! Para a próxima unta a forma com margarida e farinha! Podes usar gordura em spray e depois a farinha! O chocolate, podias ter juntado um bocadinho de leite e ia ficar brilhante!
Adoro a Bimby mas não a adoro para fazer bolos, prefiro a KitchenAid… faz, mesmo diferença!
A forma, em estrela é giríssima! E, para a próxima, o bolo vai ficar maravilhoso!… Aqui para nós, eu adoro bolos encruados!
Eu posso sugerir temas, mas tente por exemplo não se cingir à sua realidade, mas sim abordar várias questões como saúde, divórcios, organização da casa, uso dos telemóveis/ tablets. Há tanta coisa que pode falar…
As formas de silicone não são nada boas.