Maratona de Lisboa: o grande dia!
E foi a quarta…é verdade, já corri 4 Maratonas e todas espectaculares (mesmo Paris que foi um fiasco não está fora da lista porque de todas trago mil coisas boas).
Lisboa teve um sabor especial e muito bom no que toca à realização pessoal, mas a parte de ter corrido na minha cidade rodeada pelos amigos e pela família foi espectacular e, vai ser para repetir.
Desta vez recebi várias mensagens a pedir para falar da preparação para a Maratona e por isso este post hoje vai um bocadinho nesse sentido, mas atenção que não sou nenhuma expert do assunto e o que corre bem para mim pode não ser o indicado para outros.
Primeiro foi só à quarta que percebi que cada pessoa tem e deve perceber o seu corpo e a sua cabeça para correr 42km e, mesmo achando que se fez tudo certo e tudo bem, no dia muitas coisas podem levar a que a coisa não corra como o esperado. Conselho: se uma corre mal, a próxima poderá correr melhor, não desistir e não desanimar.
Para uma primeira os km nas pernas são fundamentais e essenciais para ajudar a aguentar tantas horas seguidas a correr, mas depois de várias percebi que muitos treinos longos comigo não resulta, porque chego ao dia muito cansada e farta de correr. Desta vez e porque percebi que foi uma das coisas que correu mal em Paris, fiz mais treinos curtos e rápidos e não fiz nenhum longo acima de 24km.
Fui para um PT (quem me segue tem visto alguns dos meus treinos com o Tiago nos stories) que me deu uma resistência e força extra para não falar da parte muscular que pela primeira vez esteve sempre bem.
Tive muito mais cuidado com a alimentação e tenho feito 3/4 dias na semana jejum de 16 horas que por muito difícil que seja de acreditar, tem-me dado muito mais energia.
Mais um conselho que dou, se optarem por Maratonas fora, não vão muitos dias antes. Em Paris cheguei ao dia sem pernas de tanto que andámos por lá. Fiquem depois porque vão aproveitar muito mais tudo, incluindo os restaurantes ;)
Não façam maratonas sozinhos, nada como uma boa companhia para ir pondo a conversa em dia e ajudar o tempo a passar ;) e se conseguirem ter amigos que vos possam acompanhar nos últimos km melhor, porque o boost fresco de quem chega para puxar por nós sabe a ouro e é a maior ajuda para melhores resultados. Foi sem dúvida uma das razões porque atingi este tempo nesta maratona.
Por último, fazer sem amigos e uma mega claque é possível, mas garanto não é nem terá o mesmo sabor no final. Eles são para mim tão importantes quantos os ténis que levo no dia (eu uso os Ultraboost, da Adidas que não troco por mais nenhuns). Vê-los durante o percurso dá-me muita força e perceber que ficam tão felizes quanto eu com mais uma vitória é gratificante e maravilhoso.
Mais dicas que possa dar, levo sempre os meus abastecimentos (gel com cafeína e gomas da Gu), sempre que há bebidas energéticas nos abastecimentos tiro e bebo para um power extra que na altura sabe bem e não vou para nenhuma corrida sem ter bebido um café, tomado um Brufen e colocado vaselina naqueles sítios com tendência a “assar” ou “queimar”.
Maratona de Lisboa, a maratona que fiz mais rápida até agora, 4h: 19m. Senti um grande orgulho em mim ;)
Antes de seguir para o Porto, a reportagem que mostra um bocadinho do que foi esta manhã…uma emoção!!
Foi antes claro…frescas e cheirosas
Parabéns Fredy a primeira Maratona com um sabor especial
Com direito a face time ahahaha…
A nossa claque e a de todos os que passaram por elas…não há descrição para a força e alegria contagiante deste grupo
Tão bom!!!
Quando a nossa claque vem toda para a estrada…amigas mais queridas!!!
E aqueles amigos que em vez de estar em casa sossegados vêm à rua dar um força…soube mesmo bem!
#outdoit (superação e sucesso)
Duches a meio…passei em todos ;)
Com o Zé se não houvesse salto…ele estaria certamente doente
ahahaha quando as tuas amigas tentam correr ao lado dos prós
Que grande boost a minha mãe e as minhas filhas
Esta recta final…maravilhosa!!
ahahah mantém-se a tradição (só quebrada em Paris) e as siamesas terminam de mão dada…Margarida isto quer dizer que vens à próxima também? ;)
Obrigado aos meus amigos queridos que estiveram lá no princípio, meio e fim. Ao meu marido que basta olhar para mim orgulhoso e eu vou até à lua. À minha mãe (que mal me viu disse que ia tão atrás e atrasada ahahah), às minhas filhas queridas que até cartazes fizeram para me ver passar, aos amigos que não foram mas estavam agarrados ao telefone e a vocês que no final mandaram mensagens a vibrar com mais esta vitória, acreditem são muito importantes também.
A todos os que fizeram pela primeira vez muitos parabéns, é bom não é?
A todos os que não acabaram, não fiquem tristes, há muitas mais. e a todos os outros que fizeram só porque sim, Palmas também porque é tão bom ver mais “doidos” e “malucos” de sorriso na cara a correr 42km ;)
Podem não acreditar mas esta fotografia foi tirada em Belém, a meio da corrida, porque para mim mais importante do que tempos são estes momentos divertidos.
Maratona de Lisboa, uma das maratonas mais bonitas do mundo para fazer ;)
Ps – as fotografias não têm uma sequência certa porque foi um apanhado de várias que me mandaram e eu adorei por mostrarem tanto do que foi.
Siga para o Porto. De certeza com muitos dos amigos do Norte a apoiar também, verdade?
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Parabéns pela preserverança. Correr uma maratona não é para todos. No entanto as caretas são completamente dispensáveis. A escrita continua péssima, em textos mais longos, como este em particular, torna-se extremamente difícil acompanhar a leitura e perceber o que escreve.
Obrigada. Bjs
Eu devo ser sobredotada porque percebo sempre os textos na íntegra.