Relembrar bons velhos tempos

21 Julho , 2017

Cá em casa a farinha Maizena é usada para muitas “receitas” e mezinhas desde sempre. Lembro-me de ser pequenina e comer as “papas” deliciosas com canela que a minha mãe nos fazia quando dizíamos que nos doía a barriga. Acho que a imagem do fumo quente que saia das tigelas e o cheiro a canela nunca sairá da minha memória.

Cá em casa faço igual e elas também adoram. A farinha Maizena, sem glúten, é muitas vezes transformada na papa “surpresa e mágica”, como elas a chamam, que faz a refeição preferida de domingo à noite ou a “cura milagrosa” da dor de barriga.

Também usei nos banhos na altura da varicela e quando há receitas de bolos especiais é a que mais gosto de usar.

Deve ter tantos usos quanto anos e se não é dos produtos mais antigos publicitados na televisão portuguesa, deve lá estar muito perto.

Relembrar bons velhos tempos…a minha mãe fez-me a mim e agora faço eu a elas :)

A papa Maizena que todas gostam :)

 

Receita da minha mãe, que já veio da mãe dela:

2,5 dl de leite

1,5 colher de sopa de farinha maizena

Casca de limão

1 colher de chá de açúcar amarelo ou moído (ou não, é opcional)

1 pau de canela + canela moída

Coloca-se o leite com a casca de limão em lume brando e junta-se a farinha quando este está a ferver, mexendo devagar. Deixa ao lume uns minutos e deita-se tudo numa taça. Por cima decorar com a canela moída.

Mais fácil impossível.

 

Curiosidade para as mães dos dias de hoje, preocupadas com a alimentação, esta é a farinha sem glúten mais antiga do mercado e aquela que todas têm de ter em casa, até porque também não tem adição de açúcar o que nos dias de hoje é cada vez mais importante reduzir ;)