O período de adaptação
9 Setembro , 2016
Nem sempre as coisas correm como esperamos e a adaptação da Caetana foi um bocadinho diferente daquilo que todos esperavam da miúda extrovertida e dada da casa.
Se calhar foi esse o mal, esperámos demais dela.
No meu tempo, há 40 anos atrás, não havia cá destas modernices de período de adaptação. Os pais deixavam-nos no colégio, até podiam ficar um pouco para ver como corriam os primeiros minutos, mas não ficavam, nem tão pouco havia um período de agora vai um grupo de 4 meninos 1h, depois vai outro. Não se fazia nem metade do que hoje em dia se faz. A professora devia ver-se grega com tanto choro, mas a coisa ao fim de uns dias já estava mais que normalizada e todos acabavam por chegar com um enorme sorriso na cara (salvo algumas excepções que há e haverá sempre).
Por ter as irmãs no colégio, esta fase de ir levar as manas mas não ficar (só volta mais tarde e apenas 1h), não está a ser fácil dela entender. No seu caso (e de outros com irmãos na escola) seria mais fácil se os deixassem logo ficar à hora que os outros ficam. Seria mais fácil se fossem com os irmãos até à professora e percebessem que é assim que todos os meninos fazem antes de ir para as suas salas.
Percebo que nem todos têm o mesmo timing e a adaptação seja uma fase pensada no melhor para todos, mas que isto de ir aos bocadinhos (umas vezes com pais presentes, outras sem) me faz alguma confusão, faz!
Para a semana mais dois dias em regime de 1 hora e o resto da semana a ficar a manhã, sem ainda almoçar.
Horário completo só na outra e mesmo assim, não aconselhado pelas professoras até final de Setembro.
No meu caso, que tenho disponibilidade, já causa transtorno, quem tem horário e trabalha numa empresa deve ser de trepar paredes e dar voltas à cabeça para conseguir gerir esta fase de adaptação.
Bom fim de semana!
♥
Cacomae no Instagram @anadominguezlemos
Eu levei a minha filha, pela primeira vez, para a sala dos dois anos. Como não me encontrava em Portugal em Setembro, apenas a levei em Outubro.. conclusão, todos os meninos já estava adaptados, sem choros e já com as rotinas, o que facilitou a adaptação da minha filha! Era para ficar apenas a manhã e quis ficar para almoçar. No dia seguinte já quis ficar para dormir a sesta… e assim foi! Correu muito bem!
A verdade é mesmo essa que a Ana comentou e a meu ver muito bem, sempre foi e sempre será mais fácil para uns meninos do que para outros. Mas convenhamos que politiquice da "treta" a opção desse colégio… imagino o corre corre de alguns pais, e no meu entender nem sei se isso realmente contribui para uma melhor integração dos mais pequenotes
Bom ano escolar para as C's :)
ESta forma de adaptação está a ser feita em mais sítios e nao so neste. Tenho amigas com filhos noutros sitios e é a mesma coisa ;)
Já levo alguns anos disto é nunca vi isso acontecer. Deve se respeitar sim, o ritmo das crianças mas ir ajustando, se ficam bem, há que aproveitar e deixar ficar. Esse colégio parece demasiado instransigente, e concerteza que deve deixar muitos pais de cabelos em pé!
Compreendo e respeito perfeitamente mas se fosse um jardim de infância do estado nada disso aconteceria porque jardim de infancia não é creche… também sei que fazem isso em muitos sitios mas tenha paciência com a pequenota que não entende esses horários mas rapidamente tudo entra no horário normal e rotina… beijinhos
Pois vai e vai adorar estar com outros meninos a fazer tantas coisas que adora. A professora é amorosa e os meninos que já conheceu também ;)
Bjs
Não concordo, Lara. Tenho 3 filhas, sendo que duas delas passaram por dois Colégios. Nunca aconteceu tal coisa e são escolas privadas…nem sempre tem a ver com o facto de pertencer ao Estado ou não. Faz parte das regras do estabelecimento. :)
Queria dizer que se fossem do Estado não havia estas cortesias todas… modernices… mas temos que ver os efeitos
Sinceramente, nunca ouvi tal assunto. Não fazia a minima ideia dessas fases de adaptação de 1h. Acho um disparate, muito sinceramente! Nunca aconteceu com as minhas filhas, sobrinhos, filhos de amigos…ninguém, não sabia mesmo!
A minha filha mais nova começou esta semana. Fui no primeiro dia buscá-la antes do almoço. Na terça já ficou a almoçar e na quarta já dormiu a sesta. Na quinta já tudo normal e já o dia todo (das 8h30 às 16h30). A adaptação tem sido "normal" e pacifica, assim como o resto das crianças, pelo que sei. Os pais podem ou não ir buscá-los mais cedo nos primeiros tempos, mas isso fica ao critério de cada um. O Colégio não nos "obriga" a nada, aliás, algumas crianças ficaram o dia todo, logo na primeira vez.
'Keep it simple' e este é um dos casos! Sem horários, sem regras, sem grupos…é muito mais fácil, para todos (eles, nós, educadores, etc.)!
Bjs e que corra tuda bem com a Caetana.
Nunca tinha ouvido falar desse sistema de adaptação e acho que a adaptação deve ser uma opção dos pais e não do colégio …
Exatamente. Estes pais têm que meter férias em setembro para os meninos se adaptarem à escola.
Que exagero, a adaptação do meu filho com dois anos que esteve em casa durou 3 dias. E correu lindamente. Claro que cada caso é caso. Mas fazem dos miúdos uns atados e lerdos. Que exagero uma semana uma hora? Lá para Janeiro já fica o tempo todo? Muito menos. Nem deixam as crianças reagir. Aguento mais do que nos.
Nunca ouvi falar numa adaptação assim, tão curta por dia (só 1h? Isso não dá para nada) e tão demorada no tempo ( o mês todo?).
Não há possibilidade de negociar a adaptação de outra forma, se de facto não está a correr assim tão bem?
Eu não disse que era o mês todo. Disse que a escola não aconselhava este mês a ficar o dia todo, mas podem quem quiser.
Ela foi um dia, tenho a certeza que para a semana irá ser melhor ;)
Isso é mesmo para pais que não têm o que fazer. Desculpe lá Ana, mas se trabalham como conseguem cumprir esses horários?
Com as outras trabalhava, e foi igual, revezavamo-nos, se é assim!!! Ou então só vão na segunda semana!!
Revezavam-se,ok.E o resto do dia como faziam?
E continuo a perguntar, se os pais trabalham, não se podem revezar nem deixar os meninos só na segunda semana, como fazem?
Eu tinha e tenho a sorte de quem pode ficar com elas.
Mas também já tive de pagar a quem ficasse, há coisas que são inevitáveis. Estas são as regras que a escola que escolhemos tem, eu sabia mesmo nao concordando, mas sabia e aceitei.
Confesso que também nunca ouvi falar em tal coisa! Tanto no colégio da minha filha como nos dos meus sobrinhos e filhos de amigos (tudo escolas privadas no Porto), não existe esse tal período de adaptação. O que é habitual é, de facto, existir um primeiro dia com horário reduzido apenas para apresentação. De resto, cada um faz como entender que é melhor para o seu filho. Sinceramente, também não me parece que essa política seja assim tão positiva para as crianças (na verdade acho que é indiferente) e para a maioria dos pais é com certeza um grande transtorno. Mas cada escola tem as suas regras e não tarda nada a Caetana já tem um horário normal :)
Realmente essa adaptação parece demorar imenso tempo. Eu fiz numa semana: primeiro e segundo dia 2 horas, terceiro já almoçou, no quarto já dormiu a sesta e no ultimo já fomos buscar depois do lanche. As duas primeiras semanas correram bem, estava entusiasmada, depois veio o lado down e na terceira semana chorava para não ficar. Durante muito tempo, quando íamos buscar, estava sentada ao lado da educadora em vez de estar a brincar. Depois ganhou confiança e passou ;-) . Não pode pedir para fazerem mais depressa? (Não li os comentários todos)
Sinceramente penso que essa não é a melhor forma de se iniciar no colégio. A minha começou este ano no colégio, tem dois anos, no prime dia fixou só de manhã na no segundo dia ficou o rwd do dia, almoçou, dormiu e lanchou. E certo que tem chorado quando a deixamos e não come tão bem como é habitual em casa, mas tem se adaptado e está a apenas uma semana. Penso que deixar apenas uma hora durante alguns dias muito pouco mesmo… ita concerteza demorar a adaptar se, mas cada um faz comi entende!
Boa sorte e beijinhos na Caetana!!
Concordo a 100%. A minha Baby com 10 meses não teve direito a adaptação, Pq seria impensável na minha empresa ou na do meu marido estarmos tão ausentes. Ficou desde o primeiro dia as horas todas e a primeira semana já passou lindamente.(claro Q as sestas são mínimas em relação às que fazia e chega mais rabujenta a casa… Mas so far so good) Hoje em dia faz-se drama em tudo, as crianças passaram de saco de pancada a bonecos de porcelana. Não há saco. Mts Bjs e boa sorte :)
Concordo.
Tenho pena de alguns comentários… a partilha é interessante mas a agressividade de resposta é desnecessaria (a meu ver claro). E como mãe na mesma fase da Ana e com condições para poder fazer uma adaptação de acordo com o ritmo dos nossos filhos…e porque não???
Mais vale fazer como o antigamente…a evolução em nd serve?
Não será a educadora com a mãe pessoa mais certa para avaliar como proceder?
A nossa adaptação por aqui tem sido semelhante! Para a semana ja vai fazer a sesta na escola e ficar o dia todo.
Ana desejo que tudo corra bem e que a princesa se adapte facilmente.
Não li os comentários todos mas não me parece uma evolução, apenas uma variação… Tenho dois filhos e já passámos por 3 escolas diferentes, todas privadas. Numa não havia período de adaptação, noutras havia um ou dois dias mas caso estivessem bem continuavam o dia todo. Foi o que aconteceu com os meus, sempre ficaram lindamente. Claro que todas as crianças são diferentes mas uma hora nem dá para aquecer… fiz muito babysitting e mesmo em casa dos pais há miudos que demoram a "aquecer" nas primeiras vezes, ao fim de uma hora se calhar estariam a começar a ambientar-se.
Poças mas que treta esse método, no colégio dos meus filhos ficam logo o dia todo desde o 1o dia e logo a 1 de Set. sem problemas e vêm na boa ao fim do dia e nada traumatizados. Inventam com cada uma!
Olá Ana
Sou educadora, trabalho num colégio grande é conhecido.
Não fazemos adaptação em nenhuma idade dessa maneira!
No dia de abertura foi feita uma recepção aos aluno do jardim de infância
Nesse dia cada aluno foi para a sua sala com os pais. Claro que há alguma confusão mas ao fim de um bocado conseguimos estar todos sentados e conversar um pouco onde nós apresentamos.
Depois da apresentação as crianças são convidadas a conhecer a sala, explorarem sozinhas ou com os pais, como se sentirem melhor.
Eu e a auxiliar vamos tentando interagir com elas e fica a conhecê-las um pouco melhor.
Nesse dia voltam para casa com os pais.
Na manhã seguinte os pais foram deixá-las a sala e saíram…
Houve choros e birras… Mas passado um pouco estavam todos mais calmos… Uns a brincar outros ainda não receosos e ainda junto a mim.
Nesse dia apenas os observo e vejo quem está preparado para ficar mais horas.
Nesse mesmo dia ninguém almoçou e foram embora. Abordei cada pai sobre como tinha corrido.
Pedi a uns para os deixaram lá no dia seguinte já a almoçar. E outros para ainda os irem buscar cedo.
Tive pais e dizerem que era o último dia que
Podiam fazer adaptação por causa do empregos.
Eu percebo… Eu também tenho uma filha e não posso faltar ao meu emprego para andar 1 semana a fazer adaptação com ela na escola!
No dia seguinte alguns já ficaram o dia todo… Uns mais bem preparados… Outros mais ou medos…
Uns tiveram a sorte de ainda poderem ir cedo por disponibilidade dos pais…
No 4f ficaram todos, o dia todo! Uns melhor, outros pior… Mas afinal, choros há o ano inteiro…
Chegamos a 6f já muito mais calmos… Foram de fim‑de‑semana felizes… Já sei que segunda feira vai ser como se tivesse a começar tudo de novo… Mas faz parte!
Penso que a adaptação deles na escola é uma fase muito importante, para eles, para nós e para os pais. Contudo tem de haver alguma consideração pelos empregos e disponibilidade dos pais!
Esta é a experiência que tenho também com a minha filha e que conheço também por amigas (1º dia um período curto, segundo dia a manhã, 3º dia com almoço e 4º dia já com a sesta)
Olá! Gostaria de contactá-la por e-mail. Pode enviar um contacto para [email protected] ? Obrigada
Olá Ana! Não conheço nenhum caso parecido…
Mas estranho a perspectiva porque o que me parece acontecer nessa escola (privada ou pública, não é relevante) é pré-definirem um modelo de adaptação da escola às crianças. Então e o facto de serem todas diferentes?! E as que se adaptam sem dificuldades?!
Eu sou da opinião que a regra/rotina faz e sabe bem e que muitas vezes as crianças são subestimadas.
Boa sorte!! Daqui a menos de nada já está "tudo no sítio" ;)
Bjs, Joana