Roubar é feio

26 Setembro , 2018

Roubar é feio e foi das coisas que sinto vergonha de ter feito quando era miúda. Não foi um roubo por aí além, nem teve consequência nenhuma grave, mas admito que fui das que entrou no supermercado e trouxe chocolates sem pagar. Não é uma coisa bonita de contar e não é um orgulho, muito menos um exemplo que quero dar às minhas filhas, daí ter esta semana obrigado uma delas a pagar a goma que comeu às escondidas no supermercado que costumo ir ao lado de casa.

Não vou dizer qual foi, mas a verdade é que mesmo já a tendo avisado que não pode mexer nem tirar coisas sem pagar, ela fê-lo. Uma das irmãs viu e veio contar.

Falei com elas das câmaras que existem, falei que no final do dia os senhores vêem tudo e pedi para no dia seguinte ir ter com a senhora da caixa e dizer o que fez. Sei que percebeu e fez o que pedi. Custou, engoliu em seco e teve a coragem de assumir. A senhora perdoou e pediu para não voltar a fazer.

Acho importante não deixar passar estes episódios para que não tenha vontade de voltar a repetir. Hoje pode ser uma coisa sem grande importância, mas se deixasse passar sem ter feito o que fiz, um dia podia estar a fazer coisas mais graves (foi assim que a minha mãe me fez ver o erro e hoje sei que foi importante para que não voltasse a fazer).

Nem sempre é fácil ser pai e mãe, mas estes episódios fazem-nos perceber que por vezes temos de ser duros e rígidos para que possam crescer com dignidade e com o certo e errado bem definidos e no seu lugar.